O PT de Minas realizou, nesse sábado (08/06/2024), o Encontro Regional do Norte de Minas, em Montes Claros. A plenária de formação política e eleitoral contou com a participação de parlamentares e dirigentes partidários. Presentes também pré-candidatos, pré-candidatas e lideranças da região.
Na primeira parte do encontro, foi promovido um debate sobre o cenário político de Minas e do Brasil. Os integrantes de mesa falaram sobre os avanços do governo Lula e os desafios que o partido tem pela frente. Também foi abordado o fortalecimento das pré-candidaturas progressistas para as eleições deste ano.
“Nossos candidatos e candidatas serão representantes de Lula e do PT em cada um dos municípios. Vamos percorrer cada um deles para dialogar com o povo, mostrar que governamos para melhorar a vida de todos e todas. E que ainda vamos fazer muito mais, elegendo pessoas comprometidas com a reconstrução do nosso país”, destacou o presidente do PT-MG, deputado estadual Cristiano Silveira.
Para o deputado federal Paulo Guedes, pré-candidato a prefeito de Montes Claros, o momento também é de fortalecer a luta em defesa da democracia. “Bolsonaro destruiu políticas públicas, deixou um caos na saúde e na educação. Precisamos mostrar ao povo a diferença do nosso governo, o quanto o país melhorou. E que vamos fazer isso também nos municípios”.
Mais mulheres na política
A deputada estadual Leninha defendeu a necessidade de o partido ter candidaturas femininas potentes em todo o estado. “Precisamos aumentar nossa participação nos espaços de poder. Para isso, temos que eleger mais mulheres comprometidas com nossas bandeiras. E sei que temos bons quadros em nosso partidos. Tenho certeza que seremos protagonistas nessas eleições”.
Norte de Minas
Ricardo Campos, deputado estadual, falou sobre os retrocessos da gestão de Romeu Zema no governo do Estado. Ele também defendeu o fortalecimento das candidaturas progressistas no Norte de Minas.
“Zema abandonou nossa região, não fez nada pelos mais pobres e ainda prejudicou os servidores públicos. Temos que mudar essa realidade impulsionando nossas candidaturas em cada um dos municípios”, destacou.
Base aliada
Gleide Andrade, secretária Nacional de Finanças do PT, defendeu a unidade do partido. Segundo ela, é preciso fortalecer as alianças com os partidos que apoiam e defendem o governo Lula.
“Temos pré-candidaturas fortes em Montes Claros, Governador Valadares, Belo Horizonte e outras cidades. São cidades onde estamos conseguindo apoio de outros partidos que estão alinhados com o governo Lula. Precisamos seguir essa linha em todos os municípios. Assim vamos eleger pessoas que vão garantir que as políticas públicas cheguem aos que mais precisam”, afirmou.
Alfredo Ramos, secretário de Finanças do PT-MG, falou sobre a importância da organização partidária para as eleições deste ano. Segundo ele, o fato de o PT integrar uma federação requer mais atenção dos dirigentes no cumprimento da legislação eleitoral em vigor.
“Os partidos que compõem a nossa federação, a Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), precisam estar com a situação regularizada em todos os municípios. Para nosso, estamos dando orientações jurídicas e contábeis para não termos problemas com nossas candidaturas. Tenho certeza de que vamos cumprir os requisitos e vamos chegar fortalecidos na campanha deste ano”.
Clique aqui para baixar a cartilha
Zap da Federação
Para o pleito deste ano, será preciso criar uma comissão provisória da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) em cada um dos municípios que tiver candidaturas. As orientações constam na cartilha. Quem tiver dúvidas, basta entrar em contato pelo Whatsapp: (31) 3658-4023.
Plenárias de formação
O PT-MG realizou oito encontros regionais em 2024 nas macrorregiões do estado. As plenárias foram promovidas em Juiz de Fora, Varginha, Araçuaí, Governador Valadares, Belo Horizonte, São João del-Rei, Uberlândia e Montes Claros. Os eventos promoveram o debate sobre a política atual do país e também levou formação eleitoral para os dirigentes municipais do partido.