DEPUTADOS ESTADUAIS

DEPUTADOS ESTADUAIS QUE FAZEM A DIFERENÇA !

ANDRÉIA DE JESUS

Deputada Estadual de Minas Gerais, Andréia de Jesus é advogada popular, reeleita para o segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Presidenta da Comissão de Direitos Humanos, suas principais pautas estão ligadas às questões raciais, de gênero e classe.

BEATRIZ CERQUEIRA

Professora-alfabetizadora, foi coordenadora-geral do Sind-UTE/MG e primeira mulher a presidir a CUT Minas. Preside a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e é membro das Comissões de Administração Pública e do Trabalho, Previdência e Assistência Social. É vice-relatora da CPI da Cemig.

BETÃO

Professor de Geografia, deputado estadual reeleito pelo PT, natural de Juiz de Fora, vereador por três mandatos e atualmente vice-presidente da Comissão de Educação da ALMG. Sua trajetória política é marcada pela luta sindical, em defesa de profissionais da educação do conjunto da classe trabalhadora.

CRISTIANO SILVEIRA

É presidente do PT-MG. Foi líder estudantil em São João del-Rei e eleito vereador aos 22 anos, o mais jovem da história da cidade. Foi também vice-prefeito em 2004. Atualmente, está no terceiro mandato de deputado estadual. É autor da Lei que inclui o autismo no atendimento prioritário e da lei que proíbe empresas condenadas por trabalho análogo à escravidão a firmar contratos com o governo estadual.

DR. JEAN FREIRE

Está em seu segundo mandato e, atualmente, é o 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa. Médico, tem como bases de apoio os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. E as suas bandeiras de luta são as demandas mais urgentes destas regiões: acesso à água, saúde, agricultura familiar e educação.

LELECO PIMENTEL

Historiador, cientista político e assessor político do Mandato Participativo do deputado Padre João. Ex-conselheiro do ministério das Cidades nos governos Lula e Dilma. Coordena a União Nacional por Moradia Popular e a Secretaria Latino-americana por Moradia. Na eleição de 2018, com 28.634, conquistou a suplência para deputado estadual.

LENINHA

Natural de Montes Claros, é a primeira mulher negra eleita pelo PT para a Assembleia Legislativa. Atualmente, é vice-presidenta do PT-MG e vice-líder da Minoria na Assembleia. Atuou como presidenta da Comissão de Direitos Humanos da ALMG (2019 e 2020) e hoje é vice-presidenta.

LUIZINHO

Luizinho foi prefeito de Alfenas, Sul de Minas, por três mandatos.  Ele recebeu o prêmio da “4ª Edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil (ODM/Brasil)” pela realização do “Programa de Apoio à Gestante e ao Recém-Nascido (PAGE)”, que reduziu a mortalidade infantil de 13 para três casos em mil no município.

MACAÉ EVARISTO

Macaé Evaristo é deputada estadual da 20ª Legislatura da ALMG. Atuou por 19 anos como professora na rede municipal de Belo Horizonte. Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária de Educação em BH (2005 a 2012) e em Minas (2015 a 2018). Como vereadora, atuou por uma cidade educadora e antirracista. Foi secretária da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do MEC.

MARQUINHO LEMOS

Está em seu segundo mandato de deputado estadual. É presidente da Comissão de Participação Popular, membro das Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária e de Prevenção e Combate ao uso de Crack e outras Drogas. Foi prefeito por três vezes de Carbonita, no Vale do Jequitinhonha, recebendo diversos prêmios por sua administração. Tem como bandeiras o fortalecimento da agricultura familiar, o apoio aos pequenos municípios e a segurança hídrica.

RICARDO CAMPOS

Deputado estadual no primeiro mandato, é natural de São João da Ponte e cursou Administração na PUC Minas. Iniciou na ALMG como jovem aprendiz, aos 14 anos. De office boy, logo tornou-se assessor parlamentar e chegou a chefe de gabinete. Foi diretor-geral do IDENE e atuou na Diretoria Norte da Copasa.

ULYSSES GOMES

Pós-graduado em Administração Pública, Ulysses está no quarto mandato de deputado estadual e é líder do bloco de oposição na ALMG. Natural de Itajubá, mantém diálogo constante com as lideranças das cidades de Minas, destinando recursos e apoiando projetos para o desenvolvimento dos municípios. É também o autor da lei que garante prazo de validade indeterminado para laudos de autismo.