DIREÇÃO ESTADUAL

DIRIGENTES PETISTAS QUE FAZEM A DIFERENÇA !

ALFREDO RAMOS

Advogado com especialização em Direito do Trabalho e Direito Sindical. Eleito vereador pelo PT em Montes Claros exerceu o cargo por dois mandatos (2008-2016). Foi vice-presidente e secretário-geral e hoje ocupa a secretaria de Finanças do PT-MG.

ANDRÉ QUINTÃO

Assistente social e sociólogo, é líder do PT e do Bloco Parlamentar Democracia e Luta na ALMG. Implantou e presidiu a Comissão de Participação Popular, foi o relator da CPI de Brumadinho e é autor da Lei Estadual do Sistema Único da Assistência Social. Ex-Secretário de Trabalho e Desenv. Social de MG e vereador de BH por duas vezes.

BEBEL DIMAS

É Engenheira Agrônoma e pós-graduada em Gestão Estratégica de Políticas Públicas pela Unicamp. Integra a Executiva do PT-MG e também o coletivo da secretaria estadual de Mulheres. Atualmente, exerce a presidência do Diretório Regional do PT Leste de BH.

CADU OLIVEIRA

Mestre em Ciências Sociais, pós-graduado em Adm. Pública e graduado em Filosofia. Foi dirigente do DA de Filosofia e do DCE da PUC Minas. Atuou junto ao SindUTE-MG, foi secretário de Assuntos Institucionais do PT-MG e hoje integra a direção executiva.

CRISTIANO SILVEIRA

É presidente do PT-MG. Foi líder estudantil em São João del-Rei e eleito vereador aos 22 anos, o mais jovem da história da cidade. Foi também vice-prefeito em 2004. Atualmente, está no segundo mandato de deputado estadual. É autor da Lei que inclui o autismo no atendimento prioritário e da lei que proíbe empresas condenadas por trabalho análogo à escravidão firmar contratos com o governo estadual.

DANDARA TONANTZIN

Feminista, ativista e militante do movimento negro. Vereadora mais votada em Uberlândia. Professora pela UFU e mestra pela UFMG. Foi presidenta do DA, do DCE e diretora da UEE-MG. Preside a Comissão Mista de Participação Popular e a Comissão de Promoção da Igualdade Racial. É procuradora-adjunta na Procuradoria da Mulher.

DUDA PASCHOALINI

Da Zona da Mata mineira, estudante de Licenciatura em História na UFV e filiada ao PT desde os 16 anos. Filha de professores, começou sua militância no Movimento Estudantil Secundarista. É Secretária Estadual da Juventude do PT de Minas, com a missão de conquistar corações e mentes, organizando as e os jovens de cada um dos 853 municípios do Estado.

EDMAR ROSA

Secretário de organização do PT-MG e militante dos Direitos Humanos. Professor e educador popular graduado em Filosofia e mestrando em Estado, Governo e Políticas Públicas. Membro da Rede de Assessores do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara. Acompanha o Movimento Nacional de Fé e Política.

HEVENISE DOS REIS

Foi coord. do Centro Integrado da Mulher em Uberlândia, da executiva da Cooperativa de Agricultura Familiar do Cerrado, conselheira no CODEMA e CMAS e diretora do CRAS de Buritizeiro. Graduada em Psicologia e pós em Psicologia do Trânsito, capacitação em Psicologia Forense e para o enfrentamento à violência contra a mulher. 

JAQUELINE NEIVA

Graduada em Administração, pós-graduação em Gestão Pública e mestranda em Estado, Governo e Políticas Públicas pela Flacso Brasil em parceria com a Fundação Perseu Abramo. Membro do Coletivo das Mulheres na Política.

KERISON LOPES

Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e, atualmente, preside a Casa do Jornalista. Foi presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). É ativista da cultura e do Carnaval como diretor da Escola de Samba Cidade Jardim e na organização de blocos de rua.

LELECO PIMENTEL

Historiador, cientista político e assessor político do Mandato Participativo do deputado Padre João. Ex-conselheiro do ministério das Cidades nos governos Lula e Dilma. Coordena a União Nacional por Moradia Popular e a Secretaria Latino-americana por Moradia. Na eleição de 2018, com 28.634, conquistou a suplência para deputado estadual.

LENINHA

Natural de Montes Claros, é a primeira mulher negra eleita pelo PT para a Assembleia
Legislativa. Atualmente, é vice-presidenta do PT-MG e vice-líder da Minoria na Assembleia.
Atuou como presidenta da Comissão de Direitos Humanos da ALMG (2019 e 2020) e hoje é
vice-presidenta.

LILIAN MACENA

Feminista, mãe e socialista, foi secretária de formação política e hoje é secretária de mobilização do PT-MG. Integra o coletivo estadual de mulheres e faz parte da secretaria de meio ambiente do PT Nacional. Iniciou sua militância no movimento secundarista. É assistente social e estudante de pós em Gestão.

LUIZ MAMEDE

Foi secretário de Organização e atualmente é secretário de Coordenação Regional do PT-MG. Foi chefe do departamento de parques da Fundação de Parques Municipais da Prefeitura de BH. Graduado em Letras, pós-graduado em Adm. Pública e Gestão Urbana e em Gestão Estratégica em Políticas Públicas. Mestrando em Estado, Governo e Políticas Públicas.

MACAÉ EVARISTO

Deputada estadual, foi vereadora em BH, é doutoranda pela UFMG. Graduada em Serviço Social e mestre em Educação, é profª da rede municipal desde os 19 anos. Primeira mulher negra secretária de Educação na capital (2005-12) e no estado (2015-18). Em 2013/14, foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.

MARÍLIA LIRA

Natural de São Lourenço, no Sul de Minas Gerais, foi secretária-geral do Partido dos Trabalhadores no município. Graduada em Psicologia, contribuiu na condução da executiva estadual da JPT, fomentando a juventude petista mineira e compreendendo-a como elemento central de renovação do Partido e formadora de opinião social. Hoje, integra a executiva do PT-MG.

MARQUINHO LEMOS

Presidente da Comissão de Participação Popular e membro da Comissão de Direitos Humanos. Foi prefeito por três vezes de Carbonita, no Vale do Jequitinhonha, recebendo diversos prêmios por sua administração. Tem como bandeiras o fortalecimento da agricultura familiar, o apoio aos pequenos municípios e a segurança hídrica.

ODAIR CUNHA

Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2002 e se encontra em seu 6º mandato. Sempre dedicou seu trabalho ao desenvolvimento dos municípios mineiros e à inclusão social e oportunidade para todos. Foi Secretário de Governo na gestão Pimentel, relator da MP que criou o Programa Bolsa Família, Segundo Secretário da Mesa Diretora e fez parte do grupo de transição de Minas e Energia do novo Governo Lula.

PÂMELA ROBERTA

Bacharel em Direito, pós-graduada em Gestão Pública Municipal. Atualmente, mestranda em Estado, Governo e Públicas pela FLACSO Brasil. Membro da Executiva Estadual do Partido, Executiva Nacional da JPT e Coletivo Estadual de Mulheres do PT-MG.

PATRÍCIA MELO

Vice-presidenta do PT-MG. Integra a Direção Nacional. Mãe, feminista e militante desde cedo em movimentos de base da Igreja. Candidata a prefeita em Uberaba (2018), foi a jovem mulher do PT mais votada em todo país. Foi secretária-executiva do governo estadual dos Fóruns Regionais no Território Triângulo Sul.

PAULO GUEDES

Hoje deputado federal, foi vereador por três mandatos em Manga, presidente da Ass. dos Vereadores da Área Mineira da Sudene e coord. do Dep. Nacional de Obras Contra as Secas. Exerceu três mandatos como deputado estadual, tendo sido, em 2014, o mais votado da ALMG. Foi secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de MG.

SÁVIO JOSÉ

É professor do ensino básico. Formado em História na UFV, tem pós-graduação em História e Culturas Políticas pela UFMG. Foi vereador em Viçosa por dois mandatos (2013-2020) e candidato a prefeito em 2020. Hoje, é presidente do PT em Viçosa e Secretário Estadual de Assuntos Institucionais do PT-MG.

SUMARA RIBEIRO

Militante na ditadura militar no Movimento de Oposição Metalúrgica de São Paulo (MONSP). Foi assessora do Sindicato dos Enfermeiros de SP e trabalhou por mais de uma década com os metroviários de BH. Entre 2008-11 viveu na Venezuela e participou das lutas do movimento operário durante o governo Chávez. Já integrou a Direção Nacional do PT.

USÂNIA GOMES

Assessora parlamentar do deputado estadual Cristiano Silveira e dirigente estadual do partido dos trabalhadores. Faz parte da direção nacional da Central dos Movimentos Populares e é atuante desde 1989 nas lutas das pastorais de favelas, movimentos de moradia e reforma urbana. Representa Ipatinga e região no Conselho Nacional das cidades.