DEPUTADOS FEDERAIS
DEPUTADOS FEDERAIS QUE FAZEM A DIFERENÇA ! 
Formado em Direito e técnico em Química, foi vereador em Gov. Valadares por três mandatos e presidiu a Câmara Municipal. Está no quinto mandato como deputado federal. Presidiu a Comissão de Legislação Participativa e hoje é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Correios e das frentes da Agroecologia e da Educação no Campo.
Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2002 e se encontra em seu 5º mandato. Sempre dedicou seu trabalho ao desenvolvimento dos municípios mineiros e à inclusão social e oportunidade para todos. Foi Secretário de Governo na gestão Pimentel, relator da MP que criou o Programa Bolsa Família e hoje é vice-líder do PT na Câmara.
Natural de Urucânia/MG, foi eleito deputado estadual em 2002 e 2006. Elegeu-se deputado federal em 2010 e está no terceiro mandato sempre com atuação na defesa da agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional, produção agroecológica e orgânica, educação e meio ambiente. Atualmente, preside a Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional.
É secretário-geral da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional e titular na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC). Foi ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no governo Lula, e do Desenvolvimento Agrário, no governo Dilma. Foi prefeito (1993/1996) e vereador (1989/1992) de Belo Horizonte.
Hoje deputado federal, foi vereador por três mandatos em Manga, presidente da Ass. dos Vereadores da Área Mineira da Sudene e coord. do Dep. Nacional de Obras Contra as Secas. Exerceu três mandatos como deputado estadual, tendo sido, em 2014, o mais votado da ALMG. Foi secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de MG.
Deputado federal pelo quarto mandato consecutivo. Economista, é autor dos projetos que deram origem às Lei de Acesso à Informação e Lei 14.128/2021, que garante indenização aos trabalhadores da saúde que não puderem mais trabalhar em razão da Covid, ou às suas famílias, em caso de morte. Foi também relator do Novo Fies.
É filho de uma professora e de um sindicalista. Seguiu os passos da mãe e se tornou professor de matemática e física. Seu primeiro cargo como parlamentar foi em 1988, quando foi eleito vereador. Em 1999, elegeu-se deputado estadual e continuou lutando pelas minorias na Assembleia de Minas até 2018, quando foi eleito deputado federal.