PT lança movimento “Vamos Juntos pelo Brasil” em Minas

Lula visitou Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora para lançar o Movimento Vamos Juntos pelo Brasil e apresentar sua pré-candidatura a presidente.
2022-05-11 17:59:08
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Belo Horizonte foi palco de uma grande festa na noite da segunda-feira (09/05/2022). O Expominas recebeu o ato “Lula Abraça Minas”, que apresentou Lula como pré-candidato a presidente, com Geraldo Alckmin de vice. No evento, também foi anunciado o nome do deputado federal Reginaldo Lopes como pré-candidato ao Senado.

Milhares de pessoas estiveram presentes, entre elas deputados, vereadores, prefeitos, artistas e representantes de coletivos e de movimentos sociais e sindicais. Dirigentes dos partidos PSB, PCdoB, PSol, PV, Rede e Solidariedade também compareceram. O ato também marcou o lançamento do Movimento “Vamos Juntos pelo Brasil” em Minas.

“Não estaremos enfrentando um adversário qualquer, mas um adversário que representa a antidemocracia, o antiamor, a antipaz, a antieducação e o antidesenvolvimento. Um adversário que representa a ignorância, a violência e o fascismo. A gente vai ter que jogar esse fascismo no esgoto da história porque o Brasil nasceu para a democracia e para o desenvolvimento”, afirmou Lula

Senado

O deputado federal Reginaldo Lopes, líder do PT na Câmara, apresentou seu nome como pré-candidato do partido ao Senado. Ele destacou que Lula vai precisar de uma bancada forte no Congresso Nacional para aprovar as reformas necessárias para tirar o país da crise.

 “Temos a oportunidade única, ímpar, de fazer uma nova indústria para o país, conectada com a juventude, conectada com o século 21, digital, tecnológica, sustentável. Eu acredito muito que temos oportunidade de, a partir de seu legado, voltar a garantir emprego para todos os brasileiros e brasileiras, recuperar direitos previdenciários e trabalhistas e recuperar essa juventude que se encontra deprimida”, disse Reginaldo.

Esperança

O presidente do PT-MG, deputado estadual Cristiano Silveira, falou que a presença do povo no ato representa a esperança de dias melhores. Ele destacou que o partido já fez muito pelo país e que vai fazer ainda muito com Lula presidente outra vez.

Contagem

No segundo dia em Minas, Lula visitou Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a convite da prefeita Marília Campos. O encontro também contou com a presença de milhares pessoas. Ela destacou os avanços que a cidade conquistou nas gestões do PT.

“Aqui em Contagem nós tiramos muita gente da miséria, quando você colocou o pobre no orçamento, nós também colocamos o mais pobre no orçamento. Quando fizemos obras de infraestrutura, nós fizemos o desenvolvimento econômico e social do nosso município. Muita gente fala ‘Lula, eu te amo’, e eu também falo. Porque a gente não só reconhece o que ele faz, a gente admira a pessoa que ele é: uma pessoa próxima, presente, afetiva, que ri e chora, mas não perde a força”, disse Marília.

Desindustrialização

Lula falou sobre a importância da indústria nacional para a economia do país. Ele defendeu mais investimentos para que o Brasil não dependa tanto da importação de peças e insumos.

“O Brasil já chegou a ter 30% do seu PIB extraído da sua produção industrial. Caiu para 11%. Contagem ainda tem 21% do seu PIB industrial, o que mostra que aqui ainda tem muita indústria. (…) A verdade é que o Brasil, que já foi um produtor de autopeças, deixou de produzir aqui, e agora a gente está com empresa fechando e dando férias porque não tem chips e não tem peças para montar os carros no Brasil”, destacou.

Juiz de Fora

Na quarta-feira (11/05/2022), Lula foi a Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Ele foi recebido pela prefeita Margarida Salomão, deputados e membros do PT. Ele participou de um encontro com na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde recebeu da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) um documento com as demandas das universidades do país.

Lula também visitou o memorial Itamar Franco na cidade, que possui um grande acervo de itens do ex-presidente.

Revolução Cultural

Ainda em Juiz de Fora, Lula defendeu a volta do Ministério da Cultura, que foi extinto no atual governo. Para ele, é preciso também criar comitês regionais que possam dar um infraestrutura ao setor artístico, que considere a diversidade do país.

“Quero dar os parabéns ao hip hop, ao slam da periferia, porque nós vamos fazer uma revolução na cultura deste país. Eles acabaram com o Ministério da Cultura. Nós vamos recriar o ministério e vamos criar comitês de cultura em cada estado deste país. O Brasil não pode conhecer apenas a cultura transmitida pelos canais de televisão. O país não pode transmitir apenas a cultura que interessa financeiramente”, declarou.

Jingle

Assista ao clipe da música “Sem medo de ser feliz”, baseada na versão original de Hilton Acioli, uma surpresa preparada por Janja para Lula.