O deputado estadual Cristiano Silveira se posicionou contra a proposta de reforma administrativa do governo Zema. O parlamentar, que é presidente do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais (PT-MG), falou sobre o tema nesta quinta-feira (16/03/2023). Ele concedeu entrevista ao programa Café com Política, da rádio Super 91,7 FM.
De acordo com Cristiano, a proposta do Estado de criar uma secretaria de comunicação teria fins eleitorais. A nova estrutura seria utilizada para promover a imagem de Romeu Zema para as eleições de 2026. O Partido Novo considera a possibilidade de lançar o nome do atual governador para presidente ou senador.
Para Cristiano, o governo deveria dar prioridade em resolver os diversos problemas que o povo mineiro vem enfrentando.
Confira a entrevista na íntegra:
Privatizações
A possibilidade de vender empresas estatais também entrou em pauta na entrevista. Cristiano Silveira criticou a proposta do Estado de privatizar a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).
“Temos muita dificuldade nessa privatização da Codemig. Não somos radicais quanto a privatização, mas vamos privatizar áreas estratégicas? É uma empresa superavitária, que precisamos ter maior cuidado. A oposição a priori é contraria a privatização porque não há recompensa ao Estado”.
O Novo ficou velho!
— Cristiano Silveira (@cristianominas) March 16, 2023
Antes Zema falava que não ia nomear político para secretaria, agora está nomeando… antes falavam que não ia usar fundo eleitoral, agora está usando… o governo mudou, né?
Diálogo com a União
Outro tema abordado na entrevista foi o Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A proposta busca refinanciar a dívida que Minas tem com a União. Entretanto, são exigidas contrapartidas como a privatização de empresas e o congelamento de salários e carreiras dos servidores públicos.
Cristiano Silveira defende a elaboração de alternativas ao projeto do Estado. Ele também destacou que hoje o diálogo entre Minas e o Governo Federal é precário.
Bancada do PT
No mês passado, deputados e deputadas de Minas se reuniram em Brasília com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Um dos temas discutidos foi o Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Os parlamentares defenderam que seja apresentadas alternativas que não prejudiquem os servidores públicos e a prestação de serviços ao povo.