Minas está de volta à agenda do governo federal

Parlamentares se reuniram com o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha para discutir pautas prioritárias para Minas.
2023-02-28 14:23:50
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Levar ao governo federal as demandas prioritárias de Minas. Essa foi a missão dos deputados e deputadas estaduais do Bloco Democracia e Luta. Eles formam à Brasília nessa segunda-feira (27/02/2023) para cumprir diversas agendas. Um dos encontros foi com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

A reunião também contou com a participação de deputados e deputadas federais de Minas. Na ocasião, foram discutidas a execução de obras que são consideradas prioritárias para o estado. Entre elas, a expansão do metrô de Belo Horizonte e ações de reparação dos danos causados pelo rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho.

O encontro também serviu para a realização de conversas iniciais sobre a ações do governo federal em Minas. Como a construção de moradias por meio do programa Minha Casa Minha Vida, a recuperação de estradas, projetos de infraestrutura, entre outros.

De acordo com os parlamentares, Minas ficou esquecida nos últimos quatro anos. Segundo eles, mesmo com a proximidade entre o governador Romeu Zema e o então presidente Jair Bolsonaro, nada de relevante foi feito no estado. Agora, com Lula presidente, haverá um diálogo constantes entre os parlamentares de Minas e o governo federal.

Parlamentares discutiram demandas de Minas com o ministro Alexandre Padilha.

“Tivemos agendas muito positivas aqui em Brasília com ministros e demais representantes do governo federal. Fomos muito bem recebidos, apresentamos nossas demandas e agora vamos trabalhar juntos para reconstruir Minas”, afirmou o presidente do PT-MG, deputado estadual Cristiano Silveira.

Recuperação fiscal

Outro ponto de destaque na reunião foi a adesão do Governo de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A ação busca o refinanciamento da dívida do Estado com a União, que atualmente ultrapassa os R$ 150 bilhões. O programa prevê o pagamento desse montante em 30 anos.

Na visão dos parlamentares, a proposta é prejudicial para o Estado, por conta contrapartidas que são exigidas no contrato. Entre elas, a privatização de empresas públicas e o congelamento de carreiras de servidores. Por conta disso, eles defendem que sejam estudadas alternativas para essa questão.

Regime de Recuperação Fiscal também foi da reunião.

Mariana e Brumadinho

A Câmara dos Deputados criou, no último dia 14, uma comissão externa destinada a apurar a reparação dos desastres de Mariana, ocorrido em 2015, e de Brumadinho, em 2019. O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) é o coordenador dos trabalhos.

O grupo vai acompanhar a repactuação do acordo de compensação econômica pelo desastre na barragem de Mariana. Também serão acompanhados os trabalhos de reparação dos crimes relacionados ao rompimento da barragem de Brumadinho (MG) em 2019.

Visita a Minas

Em breve, os ministros Alexandre Padilha e Paulo Teixeira e a ministra Anielle Franco visitarão Minas Gerais. A ideia é que eles possam conhecer mais sobre o estado e conversar com parlamentares e demais lideranças sobre projetos do governo federal.