Partidos formalizam a Federação Brasil da Esperança em Minas

Os presidentes do PT, PCdoB e PV estiveram hoje no TRE-MG para realizar o registro da federação no estado, como determina a legislação eleitoral.
2022-07-12 18:54:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

As direções estaduais do PT, PCdoB e PV de Minas registraram nesta terça-feira (12/07/2022) a comissão provisória da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil). Os presidentes dos três partidos estiveram no Tribunal Regional Eleitoral (TER-MG) em Belo Horizonte para formalizar a aliança. A união das legendas tem o objetivo de somar forças em torno de um projeto de reconstrução do país, de defesa da democracia e de fortalecimento da candidatura de Lula.

A FE Brasil foi formada no âmbito nacional e é válida para todo o país nos próximos quatro anos. Em Minas, o deputado estadual Cristiano Silveira (PT) será o presidente da federação. Wadson Ribeiro do PCdoB ocupa o posto de primeiro vice-presidente e Osvander Valadão (PV) o de segundo vice-presidente. O mandato é de um ano, com o revezamento ente os três.

Construção

Segundo Cristiano Silveira, a federação foi construída no cenário nacional. Entretanto, em Minas, já havia um diálogo entre os partidos. A legendas estavam unidas nos atos Fora Bolsonaro e contra as reformas do governo Michel Temer. O parlamentar destaca que o principal objetivo da aliança no estado é ajudar a eleger Lula presidente.

“Vamos trabalhar para dar ao presidente Lula uma grande votação no estado. Estamos alinhados com a eleição de Alexandre Kalil para governador e Alexandre Silveira para o Senado. Também teremos chapas robustas, tanto para deputados estaduais quando para deputados federais. Tudo isso sem abrir mão de um programa para Minas e para o país”, destacou Cristiano.

Desafios

O presidente do PV em Minas, Osvander Valadão, ressaltou a necessidade de eleger bancadas de parlamentares progressistas. Para ele, é fundamental que o Congresso Nacional esteja alinhado com um projeto de reconstrução do país. O dirigente se diz otimista, uma vez que, na visão dele, essa é a primeira vez na história em que a maioria absoluta dos partidos de esquerda está unida em um propósito maior.

“A nossa principal agenda, que é a pauta ambiental, sofreu o maior ataque de toda a história. O maior de todos os retrocessos. Mas a recuperação da saúde política, financeira e econômica do pais, que garante a força motriz para todas as outras, vai ser o grande desafio. Vai ser difícil, mas vamos conseguir isso com a eleição do presidente Lula”, destacou.

Reconstrução

Para o presidente do PCdoB em Minas, Wadson Ribeiro, o grande ponto comum dos partidos é que todos estão focados na recuperação do Brasil. Ele lembra que a federação tem um caráter programático, não só para as eleições, mas para uma ideia, um programa de país.

“Nós temos hoje um país com uma crise econômica severa, uma crise social sem precedentes. E uma crise política que é ilustrada pelo episódio lamentável desse fim de semana, do assassinato de um dirigente do PT. São problemas que precisam ser enfrentados com urgência. E nós faremos isso ao lado presidente Lula”, afirmou Wadson Ribeiro.

:: Presidente do PT-MG explica como funciona a federação

:: PT-MG define lista de pré-candidaturas para as eleições 2022

Convenção

No próximo dia 24 de julho, a FE Brasil realizará sua convenção estadual. O encontro está previsto para ser realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), às 9h. Na ocasião, os partidos vão definir a tática eleitoral e os nomes dos candidatos a deputado estadual e federal. Também irão formalizar o apoio às candidaturas de Alexandre Kalil (PSD) e André Quintão (PT) para o Governo do Estado e de Alexandre Silveira (PSD) para o Senado.

Federação

No ano passado, o Congresso Nacional aprovou a possibilidade de formação de federação de legendas. Na prática, os partidos podem fazer alianças para formar chapas para as câmaras municipais, assembleias legislativas e à Câmara Federal.

Diferente das coligações que eram criadas apenas para as eleições, a federação tem a obrigação de se manter por no mínimo quatro anos. Caso uma federação seja formalizada, ela contará com um estatuto único, e uma direção central formada por membros dos partidos integrantes.