PT-MG define lista de pré-candidaturas para as eleições 2022

Partido divulga lista de pré-candidaturas e explica os critérios aplicados para escolha dos nomes que vão disputar vagas para o Legislativo estadual e federal.
2022-07-06 11:22:18
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Companheiros e Companheiras,

Conforme a diretriz sobre tática eleitoral e política de alianças aprovada pela Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores informamos que:

1 – As pré-candidaturas para os cargos de Deputado (a) Federal e Estadual apresentadas ao Encontro Estadual do PT foram aquelas inscritas até sete dias antes da sua realização e que cumpriam os seguintes pré-requisitos:

  • Estar filiado (a) até 2 de abril de 2022 junto à Justiça Eleitoral através do sistema FILIA e simultaneamente no Sistema de Filiados do PT (SISFIL).
  • Estar em dia com as contribuições financeiras junto ao Sistema de Arrecadação de Contribuição Estatutária (SACE), de acordo com as regras definidas pela Secretaria Nacional de Finanças e Planejamento.
  • Estar subscrita por: 1/3 dos membros do Diretório Estadual; ou 5% das Comissões Executivas Municipais; ou 1% dos filiados (as) no Estado; ou uma Coordenação ou Secretaria Setorial Estadual.

2 – Em razão das alterações na Legislação Eleitoral em vigor para as eleições gerais de 2022, que fixou um teto de até 100% mais um o número de vagas em disputa; em razão da divisão do número de vagas com os demais partidos em Federação com o PT; em razão do número de candidaturas que cumpriram os critérios de inscrição ter sido superior às vagas disponíveis, o Encontro Estadual delegou à Comissão Executiva Estadual a definição da lista final de pré-candidaturas que o partido poderá apresentar para as eleições de 2022.

3 – As pré-candidaturas foram analisadas previamente pelo Grupo de Trabalho Eleitoral do PT/MG e pela Comissão Executiva Estadual que aprovou a lista final respeitando e ouvindo democraticamente todas as Tendências Internas do Partido para sua formação.

4 – Os nomes que não foram aprovados pela Executiva Estadual só serão reavaliados caso haja desistência ou impedimentos entre os já aprovados.

5 – Registramos a gratidão a aqueles (as) que se apresentaram para pleitear uma vaga como candidato (a) a Deputado (a) nas Eleições de 2022 e que não puderam ser contemplados (as). E convocamos para que esses companheiros e companheiras atuem de outra forma no processo eleitoral, se integrando às campanhas de Lula e Kalil, contribuindo com uma vitória do nosso partido neste momento tão importante para os brasileiros e brasileiras.

6 – Segue a lista final de pré-candidaturas que o partido poderá apresentar para as eleições de 2022: CLIQUE AQUI

Belo Horizonte, 04 de julho de 2022

Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais (PT-MG)