As direções estaduais do PT, PCdoB e PV de Minas registraram nesta terça-feira (12/07/2022) a comissão provisória da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil). Os presidentes dos três partidos estiveram no Tribunal Regional Eleitoral (TER-MG) em Belo Horizonte para formalizar a aliança. A união das legendas tem o objetivo de somar forças em torno de um projeto de reconstrução do país, de defesa da democracia e de fortalecimento da candidatura de Lula.
A FE Brasil foi formada no âmbito nacional e é válida para todo o país nos próximos quatro anos. Em Minas, o deputado estadual Cristiano Silveira (PT) será o presidente da federação. Wadson Ribeiro do PCdoB ocupa o posto de primeiro vice-presidente e Osvander Valadão (PV) o de segundo vice-presidente. O mandato é de um ano, com o revezamento ente os três.
Construção
Segundo Cristiano Silveira, a federação foi construída no cenário nacional. Entretanto, em Minas, já havia um diálogo entre os partidos. A legendas estavam unidas nos atos Fora Bolsonaro e contra as reformas do governo Michel Temer. O parlamentar destaca que o principal objetivo da aliança no estado é ajudar a eleger Lula presidente.
“Vamos trabalhar para dar ao presidente Lula uma grande votação no estado. Estamos alinhados com a eleição de Alexandre Kalil para governador e Alexandre Silveira para o Senado. Também teremos chapas robustas, tanto para deputados estaduais quando para deputados federais. Tudo isso sem abrir mão de um programa para Minas e para o país”, destacou Cristiano.
Desafios
O presidente do PV em Minas, Osvander Valadão, ressaltou a necessidade de eleger bancadas de parlamentares progressistas. Para ele, é fundamental que o Congresso Nacional esteja alinhado com um projeto de reconstrução do país. O dirigente se diz otimista, uma vez que, na visão dele, essa é a primeira vez na história em que a maioria absoluta dos partidos de esquerda está unida em um propósito maior.
⭐️ Registro da Federação Brasil da Esperança em Minas. Presença dos presidentes estaduais do PCdoB, @wadsonribeiromg, do PT, @cristianominas, e do PV, @OsvanderV.
— PT de Minas (@ptdeminas) July 12, 2022
✊ Uma aliança que tem o objetivo de fortalecer a democracia e reconstruir o Brasil com Lula presidente! pic.twitter.com/yaUCS8a9KP
“A nossa principal agenda, que é a pauta ambiental, sofreu o maior ataque de toda a história. O maior de todos os retrocessos. Mas a recuperação da saúde política, financeira e econômica do pais, que garante a força motriz para todas as outras, vai ser o grande desafio. Vai ser difícil, mas vamos conseguir isso com a eleição do presidente Lula”, destacou.
Reconstrução
Para o presidente do PCdoB em Minas, Wadson Ribeiro, o grande ponto comum dos partidos é que todos estão focados na recuperação do Brasil. Ele lembra que a federação tem um caráter programático, não só para as eleições, mas para uma ideia, um programa de país.
⭐️ A direções estaduais do PT, PCdoB e PV de Minas registram nesta terça-feira (12/07/2022) a comissão provisória da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil).
— PT de Minas (@ptdeminas) July 12, 2022
✊ Essa é a aliança que vai reconstruir Minas e o Brasil! pic.twitter.com/alfiKbTzRB
“Nós temos hoje um país com uma crise econômica severa, uma crise social sem precedentes. E uma crise política que é ilustrada pelo episódio lamentável desse fim de semana, do assassinato de um dirigente do PT. São problemas que precisam ser enfrentados com urgência. E nós faremos isso ao lado presidente Lula”, afirmou Wadson Ribeiro.
:: Presidente do PT-MG explica como funciona a federação
:: PT-MG define lista de pré-candidaturas para as eleições 2022
Convenção
No próximo dia 24 de julho, a FE Brasil realizará sua convenção estadual. O encontro está previsto para ser realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), às 9h. Na ocasião, os partidos vão definir a tática eleitoral e os nomes dos candidatos a deputado estadual e federal. Também irão formalizar o apoio às candidaturas de Alexandre Kalil (PSD) e André Quintão (PT) para o Governo do Estado e de Alexandre Silveira (PSD) para o Senado.
Federação
No ano passado, o Congresso Nacional aprovou a possibilidade de formação de federação de legendas. Na prática, os partidos podem fazer alianças para formar chapas para as câmaras municipais, assembleias legislativas e à Câmara Federal.
Diferente das coligações que eram criadas apenas para as eleições, a federação tem a obrigação de se manter por no mínimo quatro anos. Caso uma federação seja formalizada, ela contará com um estatuto único, e uma direção central formada por membros dos partidos integrantes.