Audiência pública na ALMG debate situação da Funed

Reunião da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) discutiu a situação dos servidores e da instituição.
2023-08-18 16:21:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Deputada Federal Ana Pimentel (PT) participou nesta sexta-feira (18) de audiência pública que discutiu os ataques ao funcionamento da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e o os caminhos possíveis para a promoção de sua defesa enquanto instituição de referência na pesquisa científica e fortalecimento do atendimento público à saúde. O evento foi realizado em Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Promovida pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, a audiência e foi uma resposta à audiência realizada em 9 de agosto. Na ocasião, os parlamentares do Bloco Democracia e Luta se retiraram da cerimônia em protesto contra o impedimento da participação dos servidores da Funed na discussão.

A deputada aponta a relevância da instituição o no complexo econômico e industrial da saúde em Minas Gerais. “Precisamos defendê-la e valorizar a atuação dos servidores da Funed como patrimônio vivo das atividades da Fundação durante seus 116 anos”, afirmou.

Além da audiência pública, as iniciativas previstas para a proteção da Fundação Ezequiel Dias incluem a convocação para interrogação do ex-deputado e atual presidente da Funed, Felipe Atiê, para responder as denúncias de perseguição e assédio moral e ser sabatinado, como determina a legislação; uma visita técnica a fundação para conhecimento da situação das instalações e fábricas; a realização de reunião com o Secretário Estadual de Saúde.

Parlmentares do PT, Ana Pimentel, Dr. Jean Freire e Beatriz Cerqueira defenderam a Funed e os servidores. (Foto: Elizabete Guimarães / ALMG)

Em maio deste ano, a deputada Ana Pimentel entrou com Projeto de Decreto Legislativo para a concessão do título de Patrimônio Nacional da Saúde Pública para a Fundação Ezequiel Dias (Funed).

A Fundação

Com 116 anos de existência, a Fundação Ezequiel Dias atua buscando soluções em saúde para o fortalecimento do SUS. Com três áreas de atuação principais, é referência na pesquisa científica e na produção de medicamentos a partir de venenos de serpentes, aranhas, escorpiões e abelhas, sendo reconhecida como um importante Instituto de Ciência e Tecnologia do estado de Minas Gerais.

Também é a Funed que produz com exclusividade na América Latina, a Talidomida, medicamento usado no tratamento da hanseníase e com alto potencial para tratamento de outras doenças, como o câncer. A Fundação mantém a exclusividade no estado da produção de soros antipeçonhentos, antitóxicos e antivirais, além de ser o único laboratório público fornecedor da vacina contra meningite C para o Ministério da Saúde.