ALMG aprova reajuste de 12,84% aos servidores da educação

Recomposição foi aprovada em segundo turno na Assembleia Legislativa de Minas (ALMG). Pagamento será retroativo a janeiro deste ano.
2023-07-06 16:19:09
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Vitória dos trabalhadores! Depois de muita luta, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou o Projeto de Lei (PL) 822/23. A proposta concede reajuste salarial de 12,84% aos servidores estaduais da educação. O texto segue para sanção do governador para virar lei.

Com a aprovação, os trabalhadores vão receber o reajuste retroativo a janeiro deste ano. Serão contemplados os servidores da educação básica. A medida inclui diretores, vice-diretores, detentores de função pública e contratados temporariamente, além de inativos que fazem jus à paridade.

A partir de agora, o salário inicial dos professores da educação básica será de R$ 2.652,22 para jornada de trabalho de 24 horas semanais. O reajuste vai beneficiar 362.044 servidores (204.127 ativos e 157.917 inativos), segundo o governo.

Os deputados chegaram a apresentar uma emenda para contemplar os servidores da segurança pública. Porém, a proposta foi rejeitada por parlamentares da base do governo Zema.

Luta e resistência

Os parlamentares do Bloco Democracia e Luta, de oposição ao governo Zema, comemoraram a aprovação. Todos votaram a favor do reajuste. Entretanto, eles destacaram que ainda há muito a avançar.

“Foi uma importante vitória da luta coletiva. Mas ainda há muito o que avançar. Infelizmente, a base de Zema rejeitou a nossa emenda para que os servidores da Segurança Pública também recebessem o que lhes é direto. Seguimos na luta pelo pagamento integral do piso, pela extensão do reajuste a todos os servidores”, destacou o presidente do PT-MG, deputado Cristiano Silveira.

Enfrentamento

Ao longo da semana, o governo Zema tentou emplacar uma narrativa de que a oposição não quis votar o projeto de reajuste. Uma mentira que ficou ainda mais evidente com a mobilização dos trabalhadores e o posicionamento do Bloco Democracia e Luta.

“Subo na tribuna do parlamento mineiro, com muito orgulho, para reafirmar de que lado eu e todos os deputados e deputadas do Bloco Democracia e Luta estamos. Estamos do lado da classe trabalhadora, queremos um Estado garantidor de direitos para o povo mineiro, não o Estado que protege os lucros das grandes empresas e deixa a população à própria sorte”, disse a deputada Leninha.

Defesa dos servidores

Os parlamentares do PT, que integram o Bloco Democracia e Luta, de oposição ao governo Zema, ressaltaram que é preciso continuar a luta em defesa dos servidores. Segundo eles, o Estado têm condições de conceder reajustes às demais categorias. Por isso, dizem que vão continuar na luta por valorização de todo o funcionalismo.