Programa Mais Médicos abre edital para mais de 6 mil vagas

Nessa etapa, serão contratados 6.252 profissionais para atuar em municípios carentes. Minas será contemplada com 402 vagas.
2023-04-19 10:58:25
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Governo Lula publicou nessa terça-feira (18/04/2023) o novo edital do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Ao todo, são 6.252 vagas para todos os estados e o Distrito Federal. Nessa etapa, serão atendidos 2.074 municípios.

Minas Gerais será contemplada com 402 profissionais, que vão atender 193 municípios. A proposta do programa é atender principalmente as áreas mais carentes. Dessa forma, as pessoas mais precisam poderão contar assistência médica gratuita de qualidade por meio do SUS.

“O Mais Médicos é um dos programas mais importantes que temos, pois o cuidado com a saúde é algo essencial. Com essa ampliação, os municípios mais carentes passarão a contar com atendimento médico. É uma ação que contribui com combate à pobreza e com o desenvolvimento do nosso país. Isso é o nosso governo cumprindo a promessa de cuidar das pessoas”.

presidente do PT-MG, deputado estadual Cristiano Silveira.

Ampliação

Neste edital, 47% das vagas (1.118) foram destinadas às regiões de alta vulnerabilidade social. Os municípios classificados como de extrema pobreza contarão com 1.857 novos profissionais.

Outras 666 vagas (10,6%) estão indicadas para os municípios do G100. Essas são cidades com mais de 100 mil habitantes e baixo rendimento per capita.

Até o fim do ano, mais 15 mil novas vagas serão abertas. A meta do governo é ter 28 mil profissionais em todo país, considerando os contratos ativos. As bolsas são de cerca de R$ 12,8 mil, acrescidas de ajuda de custo de moradia.

“Um dos mais importantes méritos do Mais Médicos é a prioridade para a formação no SUS, no trabalho das unidades básicas, pois é no cotidiano dos serviços de saúde que são vividos os problemas e construídas soluções, através de um processo de aprendizado permanente”,

ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Profissionais

A prioridade de contratação é para profissionais formados no Brasil. Caso as vagas não sejam preenchidas, poderá ser feita uma chamada para médicos brasileiros com formação em instituições no exterior. Se ainda assim os postos não forem todos ocupados, haverá a possibilidade de ingresso de estrangeiros.

Atendimento

Com essa nova etapa do Mais Médicos, a expectativa é de que 96 milhões de brasileiros tenham garantia de atendimento médico na atenção primária. Esse serviço é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os profissionais do programa vão atuar nas unidades básicas, onde é feito o trabalho de prevenção e redução de agravos. O investimento previsto por parte do Governo Federal é de R$ 712 milhões neste ano.

Com informações do Planalto e do Ministério da Saúde