Mais Médicos vai garantir saúde aos que mais precisam

Nova edição do programa traz várias novidades, entre elas a prioridade de contratação de profissionais brasileiros formados no país
2023-03-21 09:23:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Mais Médicos está de volta para garantir atendimento básico de saúde nas regiões mais distantes do país. O presidente Lula lançou a nova edição do programa nessa segunda-feira (20/03/2023).

A iniciativa foi criada pela primeira vez em 2013, durante o governo Dilma Rousseff. Nessa nova fase, serão contratados 15 mil profissionais ainda em 2023. Com isso, serão 28 mil médicos em atuação no país por meio do programa. O investimento neste ano será de R$ 712 milhões do governo federal.

“Não há investimento maior do que salvar uma vida, do que o cidadão estar pronto para o trabalho. Por isso, a Saúde não pode ser refém de teto de gastos, juros altos ou cortes orçamentários em nome de um equilíbrio fiscal que não leva em conta o bem mais precioso que existe, que é a vida humana.”

presidente Lula

Com essa ação, mais de 96 milhões de brasileiros terão a garantia de atendimento médico na atenção primária pelo SUS. O programa ainda dará atenção especial a comunidades indígenas e quilombolas.

Primeira etapa

Ainda no mês de março, o governo vai publicar edital para a contratação de 5 mil profissionais. Outras 10 mil vagas serão oferecidas no segundo semestre, em parceria com os municípios.

Profissionais

Nessa nova edição, os médicos formados no Brasil terão preferência na seleção dos editais. O prazo de contratação será de quatro anos, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.

Caso as vagas não sejam totalmente preenchidas per médicos formados no Brasil, serão contratados os brasileiros que estudaram no exterior.

Nessa etapa, também poderão concorrer estrangeiros, que nesse caso vão atuar com o Registro do Ministério da Saúde (RMS). Para esses, haverá desconto de 50% na prova de revalidação de seus diplomas.

Presidente Lula participou da cerimônia de lançamento do Mais Médicos em Brasília. (Foto: Walterson Rosa/MS)

“Os médicos de qualquer nacionalidade vão cumprir o que está previsto na lei. Primeiro, a prioridade aos médicos brasileiros com registro no Brasil. Nós queremos que mais médicos brasileiros com registro no Brasil se inscrevam no programa”, destacou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Incentivos

Os médicos selecionados poderão fazer especialização e mestrado em até quatro anos. Além disso, também passarão a receber benefícios, proporcionais ao valor mensal da bolsa, cerca de R$ 13 mil reais mensais, para atuar nas periferias e regiões mais remotas.

As médicas mulheres terão direito ao valor integral da bolsa durante o período de seis meses de licença maternidade. Para os participantes do programa que se tornarem pais, será garantida licença remunerada de 20 dias.

Resultados

Desde 2013, o Mais Médicos atendeu mais de 63 milhões de brasileiros e brasileiras em mais de 4 mil municípios. As estatísticas demonstram que, nas cidades onde o programa foi implantado, houve mais consultas e menos internações.

Com informações da Agência PT de Notícias.