Presidente do PT-MG critica reforma administrativa de Zema

Em entrevista à rádio Super FM, o deputado estadual Cristiano Silveira falou sobre a reforma administrativa que está sendo debatida na ALMG.
2023-03-16 16:33:57
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O deputado estadual Cristiano Silveira se posicionou contra a proposta de reforma administrativa do governo Zema. O parlamentar, que é presidente do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais (PT-MG), falou sobre o tema nesta quinta-feira (16/03/2023). Ele concedeu entrevista ao programa Café com Política, da rádio Super 91,7 FM.

De acordo com Cristiano, a proposta do Estado de criar uma secretaria de comunicação teria fins eleitorais. A nova estrutura seria utilizada para promover a imagem de Romeu Zema para as eleições de 2026. O Partido Novo considera a possibilidade de lançar o nome do atual governador para presidente ou senador.

Para Cristiano, o governo deveria dar prioridade em resolver os diversos problemas que o povo mineiro vem enfrentando.

“Sequer buracos tapados em estradas. Há escolas faltando vagas. Tem coisas mais importantes que fazer publicidade. O governo quer mais dinheiro para continuar a enganar a população”

deputado estadual Cristiano Silveira sobre o governo Zema, em entrevista à rádio Super FM.

Confira a entrevista na íntegra:

Privatizações

A possibilidade de vender empresas estatais também entrou em pauta na entrevista. Cristiano Silveira criticou a proposta do Estado de privatizar a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

“Temos muita dificuldade nessa privatização da Codemig. Não somos radicais quanto a privatização, mas vamos privatizar áreas estratégicas? É uma empresa superavitária, que precisamos ter maior cuidado. A oposição a priori é contraria a privatização porque não há recompensa ao Estado”.

Diálogo com a União

Outro tema abordado na entrevista foi o Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A proposta busca refinanciar a dívida que Minas tem com a União. Entretanto, são exigidas contrapartidas como a privatização de empresas e o congelamento de salários e carreiras dos servidores públicos.

Cristiano Silveira defende a elaboração de alternativas ao projeto do Estado. Ele também destacou que hoje o diálogo entre Minas e o Governo Federal é precário.

Bancada do PT

No mês passado, deputados e deputadas de Minas se reuniram em Brasília com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Um dos temas discutidos foi o Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Os parlamentares defenderam que seja apresentadas alternativas que não prejudiquem os servidores públicos e a prestação de serviços ao povo.