TCE vai analisar se Zema cometeu crime de responsabilidade

Oposição na ALMG quer que TCE analise se Zema cometeu crime de responsabilidade ao nomear indicados sem passar por sabatina, como determina a Constituição.
2023-08-18 18:46:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A oposição na Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) quer saber se o Romeu Zema cometeu crime de responsabilidade. O governador nomeou presidentes para fundações e autarquias do Estado sem passar por sabatina dos deputados. A aprovação dos parlamentares para esses casos é exigida pela Constituição Estadual.

Romeu Zema não cumpriu a lei para alguns casos. Ele deu posse para dirigentes da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário (Arsae-MG). Da mesma forma, foi feito na Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), na Loteria Mineira, entre outros.

Por conta disso, os parlamentares do bloco Democracia e Luta vão acionar o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Eles querem que os casos sejam analisados. O objetivo é saber se o descumprimento da Constituição por parte de Zema configura crime de responsabilidade.

Nessa quinta-feira (17/08/2023), o líder da oposição, deputado estadual Ulysses Gomes, protocolo um requerimento na ALMG. Ele solicita que a Casa faça um levantamento de todas as sabatinas realizadas no governo Zema. Dessa forma, nos casos em que forem constatados a ausência de sabatina, novas reuniões serão feitas. O pedido conta com assinatura de outros sete parlamentares.

O levantamento feito pela ALMG deverá ser enviado ao TCE e ao Ministério Público de Contas. Os órgãos vão avaliar a validade dos atos realizados pelos dirigentes e/ou servidores nomeados de forma irregular. A sondagem será feita inclusive nos casos em que a pessoa já tenha sido exonerada.

“A nossa Constituição mineira tem que ser seguida. E é papel nosso, do Legislativo, fiscalizar o cumprimento das leis por parte do Estado. Por isso estamos pedindo apuração desses casos para então vermos quais providências serão adotadas”, explica o presidente do PT-MG, deputado estadual Cristiano Silveira.

Legislação

Conforme determina a Constituição de Minas, a nomeação de dirigentes de fundações, autarquias e órgãos do Estado deve passar por sabatina na ALMG. O indicado pelo governo deve ir a uma reunião na qual terá que responder perguntas dos deputados. Após isso, se aprovado pelos parlamentares, a pessoa fica apta a ser nomeada para o cargo em questão.

A sabatina deve ser feita para a Fundação Clóvis Salgado, a Fundação Helena Antipoff, e a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Também se enquadra nessa legislação a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapemig). O mesmo exigido para os dirigentes da Agência Reguladora de Abastecimento de Água (Arsae), o Instituto do Desenvolvimento do Norte e do Nordeste, o Instituto de Metrologia e Qualidade e o Instituto Estadual de Florestas.