Rogério Correia pede CPI para o caso das joias de Bolsonaro

Governo da Arábia Saudita teria dado joias de presente Bolsonaro. Parte dos itens entrou de forma irregular no país e outras peças foram apreendidas.
2023-03-09 08:42:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) protocolou um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) nessa quarta-feira (08/03/2023). A ação busca investigar a suspeita de contrabando de joias por integrantes do governo Bolsonaro.

As joias em questão foram apreendidas pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no dia 26 de outubro de 2021. Os itens estavam na mochila de Marcos André dos Santos Soeiro. Na época, ele estava como assessor do então ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque.

Marcos André retornava ao Brasil na comitiva após uma visita ao Oriente Médio. Ele tentou entrar com as joias no Brasil de maneira irregular. Os bens, avaliados em R$ 16,5 milhões, seriam presentes para a então primeira-dama Michelle Bolsonaro. As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de São Paulo.

Mesmo com a apreensão das joias, outros presentes enviados pela Arábia Saudita foram entregues a Bolsonaro, segundo uma reportagem da Folha de S.Paulo. Documentos mostram que um pacote com relógio, caneta, abotoaduras, anel e um tipo de rosário islâmico não foi interceptado pela Receita Federal.

“Existem indícios suficientes para desconfiarmos de que o que o ex-presidente Bolsonaro chama de ‘presente’ seja, na verdade, propina numa relação internacional promiscua entre as nações que favoreceu a venda da refinaria Landulpho Alves por menos da metade do preço de mercado. É um escracho e precisamos investigar”

destaca o vice-líder do governo Lula na Câmara, deputado federal Rogério Correia,

Pedido de CPI

O requerimento para abertura da CPI será enviado ao presidente da Câmara, Arthur Lira, assim que tiver o número necessário de assinaturas dos deputados. Caso a comissão seja criada, os parlamentares vão apurar eventuais atos criminosos, ilegais e imorais cometidos por integrantes do governo Bolsonaro.

Vídeo

No dia 29 de dezembro de 2022, o sargento da Marinha Jairo Moreira da Silva foi enviado em voo oficial pelo gabinete de Bolsonaro ao Aeroporto de Guarulhos para pegar as joias. Ele tentou retirar os itens de forma irregular, sem cumprir o que determina a lei. A Receita Federal não fez a entrega.

O vídeo foi divulgado com exclusividade pelo blog da jornalista Andreia Sadi.

Tentativas

O governo Bolsonaro fez várias tentativas de retirar as joias na Receita Federal. Os ministérios da Economia, Minas e Energia e das Relações Exteriores forma mobilizados para tentar pegar os bens. Entretanto, como não fizeram o pagamento do imposto e da multa, como determina a lei, não houve liberação.