Repúdio à publicação de ex-secretário de Zema contra Dilma

PT-MG publica nota de repúdio à publicação machista e misógina de Carlos Eduardo Amaral feita no Instagram contra a ex-presidente Dilma Rousseff.
2022-03-30 08:01:18
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais (PT-MG) manifesta repúdio à publicação feita por Carlos Eduardo Amaral em sua conta oficial no Instagram, nessa terça-feira (29/03/2022). Na postagem, uma montagem, a ex-presidente Dilma Rousseff aparece em destaque com cortes na testa, um curativo no supercílio e olhos roxos, como se tivesse sido espancada. Logo acima, a imagem da cerimônia do Oscar, que viralizou nas redes sociais no fim de semana, com o ator Will Smith dando um tapa no rosto de também ator Chris Rock. Logo abaixo está a frase em caixa alta: “FALOU BESTEIRA LEVA UM TAPA? SE ESSA MODA PEGA!”.

Na legenda da publicação, Carlos Eduardo Amaral escreveu: “Nada justifica uma agressão física, se todos respondessem comentários infames ou piadas (por pior que sejam) com um tapa, voltaríamos à barbárie”. Um texto que não condiz em nada com a imagem publicada. A postagem na verdade é um ataque claro e muito direto à Dilma. É uma demonstração de misoginia e um incentivo à violência física e verbal, à violência política e de gênero. Ultrapassa os limites do bom senso, da civilidade e liberdade de expressão.

Carlos Eduardo Amaral foi secretário de Saúde do governo Zema. Ele ficou conhecido nacionalmente pelo escândalo dos fura-filas. Como gestor responsável pela vacinação em Minas, não respeitou os critérios de imunização dos grupos prioritários. Usou de seu posto para conceder privilégios a servidores durante uma pandemia que matou milhares de pessoas. Não surpreende que alguém que foi insensível com a população nessa situação cometa uma ofensa tão grave à ex-presidente Dilma.

A publicação de Carlos Eduardo foi feita em seu perfil oficial, verificado pela plataforma do Instagram. Após a repercussão negativa, a postagem foi apagada e conta que era aberta passou a ser privada. Agora só podem ver as imagens e interagir aqueles que são autorizados. O número de WhatsApp utilizado por ele para contato com o público bloqueou àqueles que questionaram o conteúdo do post em questão. Depois disso, não houve nenhuma manifestação pública de arrependimento ou explicação por parte do ex-secretário de Zema.

O departamento jurídico do PT de Minas está avaliando as medidas cabíveis que serão tomadas em relação ao caso. Não podemos aceitar como normal nenhum tipo de violência por qualquer motivo que seja. Muito menos por divergências políticas, partidárias e ideológicas. Os debates e embates devem ficar no campo das ideias, sempre regidos pelos princípios da civilidade e do respeito às diferenças. Estamos em março, o mês das mulheres, e por isso reforçamos nosso posicionamento contra todo tipo de violência de gênero.

Machistas não passarão!

Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais (PT-MG) ⭐

Print do post de Carlos Eduardo Amaral

Print do post publicado por Carlos Eduardo Amaral.