Reginaldo Lopes aciona Zema no STJ por declarações golpistas

Deputado questiona fala golpista do governador de Minas, que diz que o governo Lula teria feito "vista grossa" aos atos terroristas para sair como vítima.
2023-01-18 11:10:02
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O deputado federal Reginaldo Lopes acionou o Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra o governador de Minas Romeu Zema (Novo). A ação questiona a fala de Zema em relação aos atos terroristas realizados em Brasília, no dia 8 de janeiro. Ele afirmou, em entrevista à Rádio Gaúcha (16/01/2023), que o governo Lula fez “vista grossa” aos atentados golpistas.

“Me parece que houve um erro da direita radical, que é minoria. Houve um erro também, talvez até proposital, do governo federal, que fez vista grossa para que o pior acontecesse, e ele se fizesse, posteriormente, de vítima. É uma suposição. Mas as investigações vão apontar se foi isso”, afirmou Zema.

A ação movida por Reginaldo Lopes, líder do PT na Câmara, também é assinada por Zeca Dirceu, que será o líder no partido a partir do próximo mês. Eles pedem na Justiça que Zema apresente provas sobre as acusações que, na visão deles, são potencialmente ofensivas a integrantes dos Poderes da República.

“Trata-se de uma afirmação torpe, reprovável, caluniosa, incompatível com a dignidade e estatura de quem governa um dos maiores e mais importantes estados da Federação, na medida em que, entre outras aleivosias, tenta responsabilizar as próprias vítimas do ataque, que teriam, por suas autoridades e comportamentos, feito ‘vista grossa’ para permitir e viabilizar o resultado criminoso ocorrido, na dimensão por todas conhecida”, argumentam os deputados na petição.

Mais questionamento

Outro ponto levantado na ação é de que Zema considera como “ordeira e legítima” a manifestação realizada em Brasília, que terminou com a invasão e depredação dos prédios públicos. Reginaldo e Dirceu cobram explicações sobre as declaração e consideram a abertura da ações civil e criminal contra o governador de Minas.

Ministro responde

O ministro da Justiça, Flávio Dino, classificou como deplorável as falas do governo de Minas, Romeu Zema. A declaração foi dada em entrevista exclusiva ao programa Fórum Onze e Meia, da TV Fórum.