PT pede cassação do mandato de Nikolas Ferreira

Partido vai entrar com representação no Conselho de Ética da Câmara contra Nikolas e também levar o caso ao Ministério Público e ao STF.
2023-03-10 15:15:34
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Secretaria Nacional LGBT do PT emitiu nota nessa quinta-feira (09/03/2023) em repúdio ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Ele fez um discurso transfóbico no Plenário da Câmara na quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

O documento é assinado pela presidenta Nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) e pela secretaria Nacional LGBT do PT, Janaína Oliveira. Em nome do partido, elas cobram que Nikolas seja responsabilizado civil e criminalmente de forma exemplar.

Falas como essas potencializam as violências contra a população de travestis e mulheres transexuais, população essa que tem sido alvo recorrente do mais brutal estigma no Brasil, país que mais mata travestis e mulheres transexuais há 14 anos.

destaca a nota do PT

O presidente do PT-MG, deputado estadual Cristiano Silveira, lamentou o ocorrido. O parlamentar presidiu por quatro anos a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ele destacou que a transfobia é crime e que o caso não pode ser normalizado.

Conselho de Ética

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR),disse que o partido vai acionar o Conselho de Ética da Casa. O partido vai pedir a instauração de um processo disciplinar contra Nikolas e pedir a cassação de seu mandato.

“Nós vamos levar isso adiante. Conversei com a presidenta Gleisi Hoffmann, e vamos levar o deputado à Comissão de Ética e pedir a sua cassação. Vamos levar os fatos ao conhecimento do Ministério Público, do Poder Judiciário, ao Supremo Tribunal Federal e da Procuradoria-Geral da República. Isso não pode de maneira alguma ser tolerado. Não vamos aceitar que a delinquência virtual [dos bolsonaristas] saia do mundo virtual e venha para dentro do plenário”, disse Zeca Dirceu, em entrevista ao portal UOL.

Repercussão

Parlamentares de Minas se manifestaram contra o discurso transfóbico do bolsonarista Nikolas Ferreira.

Violência no país

Em 2022, o Brasil registrou 131 homicídios de pessoas trans. É o maior número em todo o mundo pelo 14º ano consecutivo. Os dados são do Dossiê Assassinatos e Violências contra Travestis e Transexuais Brasileiras da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).