Debater e compartilhar as boas práticas realizadas pelas gestões petistas nos municípios. Esse foi o objetivo do Encontro de Prefeitos, Prefeitas e Vices do PT de Minas, realizado nessa quinta-feira (13/03/2025). O evento foi promovido pela direção do partido no Hotel H2 Platinum, em Belo Horizonte.
“Esta é uma oportunidade para trocarmos experiências inovadoras realizadas nos municípios. É um momento para destacarmos os projetos que foram bem sucedidos que poderão ser replicados por outras prefeituras. Assim vamos fortalecer o nosso modo petista de governar”, afirmou o presidente do PT-MG, deputado estadual Cristiano Silveira.
A prefeita de Contagem, Marília Campos falou sobre a necessidade de fortalecer o municipalismo dentro do PT. “É no município que as pessoas buscam por saúde, educação, assistência social, entre outros serviços públicos. Por isso precisamos buscar mais autonomia para os municípios para melhorar essa prestação de serviços para a população”.
Margarida Salomão, prefeita de Juiz de Fora, destacou a criação de novas secretarias no município. “Com base nas demandas que surgiram, criamos a secretaria de bem-estar animal, uma vez que muitas famílias possuem pets, os animais de estimação. Também criamos uma secretaria especial de mulheres para termos políticas específicas para nossa população feminina”.
O gerente regional da Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, Jaderson Braga, falou sobre os programa federais voltados para os municípios. Segundo ele, dentro Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), estão previstos investimentos de R$ 49,2 bilhões para 2025.
“Os editais já estão disponíveis. Teremos investimentos em diversas áreas, como saúde, educação, saneamento, infraestrutura. É preciso que os prefeitos e prefeitos estabeleçam suas prioridades e façam o cadastro dos projetos em na plataforma do Governo Federal. É uma grande oportunidade! Estamos disponíveis para auxiliar os municípios para que esses recursos sejam viabilizados”, explicou Jaderson Braga.
Lorhany Almeida, superintendente do Patrimônio da União em Minas Gerais, falou sobre a atuação do órgão no estado. “Temos imóveis federais em diversos municípios que poderão ser doados ou vendidos para utilização de interesse público. Para abrigar unidades de saúde, para construir escolas, entre outras ações. Estamos disponíveis para auxiliar os municípios e esclarecer qualquer dúvida”, ressaltou.
Mais de 100 pessoas participaram do encontro, entre prefeitos, prefeitas, vices, secretários, parlamentares e dirigentes partidários.
Fórum de prefeitos e prefeitas
No encerramento do encontro, foi formalizada a criação do Fórum de Prefeitos e Prefeitas de PT de Minas. A proposta é que os gestores municipais mantenham um diálogo constante para debater os desafios enfrentados pelas prefeituras. O espaço também vai servir para compartilhar as boas práticas realizadas em cada cidade.
“Com esse fórum, vamos dar suporte aos municípios em suas demandas, buscando soluções juntos aos nossos parlamentares na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. E também iremos consolidar o nosso modo petista de governar, com essa troca de experiências que poderão ser replicadas em vários municípios”, destacou o secretário de Assuntos Institucionais do PT-MG, Dimi Chaves.