PT-MG realiza debate sobre eleições 2022 em Ipatinga

O presidente estadual do partido, deputado estadual Cristiano Silveira, esteve na cidade para conversar sobre os projetos do PT para as eleições deste ano.
2022-03-18 18:00:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que a militância precisa fazer para eleger Lula presidente, com uma votação expressiva em Minas, e derrotar o governo Zema? Para responder a essa questão, o PT de Ipatinga, no Vale do Aço, realizou um encontrou em sua sede, na quinta-feira (17/03/2022). A reunião contou com a participação do presidente do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais (PT-MG), deputado estadual Cristiano Silveira, e de vários membros dos diretórios da região.

“Essa não será uma eleição fácil. Lula está como favorito nas pesquisas, mas não podemos descuidar. Precisamos conversar com todos os setores da sociedade, mostrar o quanto já fizemos pelo país e que temos propostas efetivas para enfrentar os problemas que temos hoje, como a inflação e o desemprego. Para isso, temos que fazer alianças com quem esteja alinhado ao nosso projeto de país”, afirmou Cristiano Silveira.

O presidente do PT-MG também falou sobre a disputa ao Governo do Estado. Ele falou que o partido considera a possibilidade de ter candidatura própria e também de fazer uma aliança. “Estamos discutindo a possibilidade de formar uma federação com outros partidos progressistas. E isso vai definir quem serão nossos candidatos em cada estado. Vamos considerar as pesquisas e cenário nacional como um todo para termos a chapa mais competitiva possível para derrotarmos de ver o governo Zema em Minas”.

Senado

No debate, também foi discutida a candidatura de Reginaldo Lopes ao Senado. O atual líder do PT na Câmara tem aparecido como favorito nas pesquisas e tem recebido apoio em todos os municípios por onde tem passado. Ele foi muito elogiado por Lula recentemente, em entrevista à Rádio Itatiaia.

“Reginaldo já fez muito por Minas, todos nós sabemos. Já fez muito pelo Vale do Aço e por isso ele é muito querido e reconhecido onde quer que ele vá. Tenho certeza que estando no Senado poderá fazer muito mais pelo nosso estado, além de ajudar Lula no Congresso Nacional. A candidatura dele tem todo o nosso apoio”, finalizou Cristiano Silveira.

Nova filiações

O encontro em Ipatinga também foi marcado por novas filiações. Veriana Inocêncio, Tiago Roger, Liodoina Martins e Raquel Santana preencheram as fichas para ingressar no partido. Todos eles disseram que sempre foram simpáticos ao PT, que se identificam com as causas, e que sempre militaram, mas que ainda não tinham se filiado. Cristiano Silveira fez questão de abonar as inscrições e de dar boas vindas aos novos petistas.

Federação

No ano passado, o Congresso Nacional aprovou a possibilidade de formação de federação de legendas. Na prática, os partidos podem fazer alianças para formar chapas para as câmaras municipais, assembleias legislativas e à Câmara Federal.

Diferente das coligações que eram criadas apenas para as eleições, a federação tem a obrigação de se manter por no mínimo quatro anos. Caso uma federação seja formalizada, ela contará com um estatuto único, e uma direção central formada por membros dos partidos integrantes.