PT-MG pede que MP investigue jogador do Sada Cruzeiro

Partido pede investigação sobre publicação do atleta de vôlei Wallace, que fez enquete em redes sociais para saber quem daria um tiro no presidente Lula.
2023-02-01 14:35:41
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) vai investigar o jogador de vôlei do Sada Cruzeiro, Wallace Leandro de Souza, por suposto crime de incitação ao ódio. Ele fez uma publicação, no domingo (30/01/2023), em uma rede social com uma enquete sobre quem daria um tiro no atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Nessa terça-feira (31/01/2023), o presidente do Partido dos Trabalhadores de Minas (PT-MG), deputado estadual Cristiano Silveira, procurou o MP para fazer a denúncia. “Estou acionando agora o Ministério Público de Minas Gerais para que o crime de incitação ao ódio e à violência cometido pelo jogador Wallace Leandro contra o presidente Lula seja apurado e punido. Não podemos tolerar ameaças e violência. Chega!”

Mais investigação

Também na terça-feira (31), o deputado federal Rogério Correia e a deputada estadual Beatriz Cerqueira anunciaram que vão levar o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Repercussão em Brasília

O ministro da Secretaria da Comunicação do Governo Federal, Paulo Pimenta, acionou, na terça-feira (31), a Advocacia-Geral da União (AGU) para que o caso seja apurado. A ministra do Esporte, Ana Moser, também se pronunciou. “Antes de atleta, o jogador Wallace é um cidadão brasileiro e deve responder às nossas leis e instituições”.

Suspensão

Na publicação feita por Wallace, o atleta aparece em uma foto com uma escopeta calibre 12, em clube de tiro. Em seguida, faz a enquete: “quem daria um tiro na cara do Lula com essa 12”. Após a repercussão negativa, ele apagou o post.  

Ainda na tarde dessa terça-feira (31), o Sada Cruzeiro anunciou a suspensão de Wallace por tempo indeterminado. O clube também publicou nota de repúdio à atitude do atleta.

“A Diretoria da Associação Esportiva e Social SADA repudia qualquer ato que possa significar incitação à violência e esclarece que NÃO COMPACTUA DE MANEIRA ALGUMA com as recentes publicações do atleta Wallace de Souza em suas redes sociais. Dentro do que cabe ao patrocinador master do Sada Cruzeiro, foi definido o AFASTAMENTO IMEDIATO do atleta por TEMPO INDETERMINADO, e exigidos a plena retratação e pedido público de desculpas. Permanecemos atentos aos desdobramentos legais deste lamentável episódio e novas medidas serão estudadas”.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) classificou com inaceitável a publicação do jogador e anunciou, na terça-feira (31), que o caso será levado ao Conselho de Ética da entidade.

Pedido de desculpas

Wallace publicou um vídeo em suas redes sociais pedindo desculpas, dizendo “quem me conhece sabe que eu jamais incitaria violência em hipótese alguma, principalmente ao nosso presidente. Então, venho aqui pedir desculpas, foi um post infeliz que eu acabei fazendo. Errei”.