PT-MG oficializa aliança com Kalil e Alexandre Silveira

Em encontro virtual realizado neste sábado (25/06), os delegados do diretório estadual votaram a favor da aliança com o PSD para as eleições deste ano.
2022-06-25 22:41:29
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais (PT-MG) oficializou neste sábado (25/06/2022) a aliança com o Partido Social Democrático (PSD). Com isso, os petistas vão apoiar a candidatura de Alexandre Kalil (PSD) para governador e de Alexandre Silveira (PSD) para o Senado nas eleições deste ano. O deputado estadual André Quintão (PT) foi confirmado como vice na chapa ao Governo do Estado.

A decisão foi tomada no Encontro de Tática Eleitoral, realizado virtualmente pelo PT-MG. A ampla maioria dos delegados do partido votou pelo apoio à Kalil para governador, com Quintão de vice e Alexandre Silveira para senador. Participaram do evento prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados e membros da direção estadual.

Após a votação, foi realizado um ato político virtual com a participação de Kalil e Alexandre Silveira. O ex-prefeito de Belo Horizonte agradeceu o apoio recebido pelo PT. Ele disse que se sente muito confortável em participar dessa aliança, pela identificação com as pautas sociais.

“Eu quero pedir a todos que levem o nosso nome a todo o interior de Minas. Eleger Lula é uma sobrevivência para o país. Estamos em um desalento, temos 13 milhões de desempregados. Lula é nossa esperança, é a única luz que vemos no fim desse túnel medonho”, declarou Alexandre Kalil.

Compromissos sociais

Alexandre Silveira também manifestou gratidão ao partido pelo apoio recebido à sua pré-candidatura ao Senado. Ele afirmou que a aliança com o PT é fundada no objetivo de reconstruir o país com Lula e Kalil. “Tenho destacado que essa construção não é só para ganharmos a eleição. A partir dessa aliança, nosso compromisso é de governar o Brasil, de ajudar o presidente Lula a recolocar a nação brasileira no rumo certo. Sabemos que será um desfio grande”.

O senador que busca a reeleição destacou as pautas sociais que defende com o apoio de Lula e Kalil. “Queremos trabalhar na construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais solidária. Reconhecendo os programas sociais, a necessidade de combater a fome, a miséria e a desigualdade. Para que um dia a gente pare de dividir o país em cidades ricas e pobres”

Missão cumprida

O líder do PT na Câmara e coordenador da campanha de Lula em Minas, deputado federal Reginaldo Lopes, disse tem o sentimento de dever cumprido. Ele disse que que recebeu a missão de Lula de percorrer Minas Gerais e construir um palanque forte e consistente. “Conseguimos formar uma aliança capaz de dar a Lula a possibilidade de vitória no primeiro turno. É um projeto que, mais que a vitória eleitoral, busca fortalecer e preservar a democracia”.

Reginaldo Lopes ressaltou que Alexandre Silveira é um nome que soma à campanha em Minas e que tem compromisso em ajudar Lula a governar. Para o deputado, a aliança feita no estado é de grande importância para reconstrução do país. “Vamos ter a tríplice coroa em Minas, com as vitórias de Lula, Kalil e Alexandre Silveira. E também vamos também fortalecer nossa bancada no Congresso”.

Aliança por Minas

Para o presidente do PT-MG, deputado estadual Cristiano Silveira, a aprovação dos nomes de Kalil, Quintão e Alexandre Silveira montra unidade do partido. “A aliança foi aprovada por ampla maioria. É uma decisão acertada, em prol da reconstrução de Minas e do Brasil. Temos a possibilidade de derrotar Zema e Bolsonaro e ainda ampliar nossas bancadas na Assembleia Legislativa de Minas e no Congresso Nacional”.

O deputado estadual André Quintão agradeceu o apoio do partido. Ele destacou que o país passa por um momento difícil e que será um grande desafio reestabelecer políticas públicas voltadas aos que mais precisam. Segundo ele, o caminho é trabalhar, conversar com a população e mostrar que existe um alinhamento entre o projeto de Lula o da chapa de Kalil e Quintão para Minas.

“Precisamos convergir forças políticas, lideranças, movimentos sociais, pessoas de bem, em torno de um projeto de reconstrução econômica, social e ambiental do nosso país. De defesa da democracia e de valores que dizem respeito à dignidade humana. Esse processo passa por Minas Gerais. Minas tem grande importância política, um peso eleitoral”, afirmou Quintão.