PT-MG confirma Marília Campos como pré-candidata ao Senado

Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) confirmou indicação do nome da prefeita de Contagem para a disputa ao senado nas eleições deste ano.
2026-01-28 17:26:27
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Grupo de Trabalho Eleitoral indica para a executiva do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais a homologação do nome da companheira Marília Campos, prefeita de Contagem, como pré-candidata para disputar uma das vagas no Senado Federal.

Marília já demonstrou sua capacidade e seu apoio popular nas quatro administrações em que esteve à frente daquela cidade e nos três mandatos como deputada estadual. Sua candidatura poderá contribuir de maneira decisiva para uma nova vitória do Presidente Lula em Minas Gerais.

Para a outra vaga no Senado, assim como para as candidaturas a governador e vice, o PT‑MG continuará o diálogo e a construção com os partidos e lideranças políticas que integram a base do governo Lula no estado.

O GTE está empenhado também na construção de fortes chapas da Federação Brasil da Esperança para disputa da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa

Trajetória

Marília Campos é a atual prefeita de Contagem, tendo iniciado seu quarto mandato em janeiro de 2025, após ser reeleita no primeiro turno das eleições de 2024. 

Natural de Ouro Branco, região Central de Minas, Marília é graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela iniciou sua trajetória no movimento estudantil em Uberlândia e foi uma das fundadoras do PT e da CUT no Triângulo Mineiro. Também foi presidente do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região na década de 1990. 

Em Contagem, Marília é a primeira e única mulher a governar a cidade. Como prefeita, exerceu dois mandatos consecutivos (2005–2008 e 2009–2012), retornou para um terceiro (2021–2024) e agora cumpre o quarto (2025–2028).

No Legislativo, foi eleita vereadora de Contagem em 2000. E para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foi eleita deputada estadual em três ocasiões (2002, 2014 e 2018).