O Deputado Estadual Cristiano da Silveira, presidente do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais (PT-MG), informa que manejou representações junto ao Ministério Público Estadual e Federal, com pedido de providências para apurar a participação de autoridades, servidores públicos e outras pessoas em atos atentatórios à dignidade do Estado Democrático de Direito brasileiro.
Os fatos públicos e notórios perpetrados em 08/01/2023, no Distrito Federal, somam-se àqueles que já vinham ocorrendo em diversas regiões do país.
A representação aborda a omissão do governador de Minas Gerais, que mesmo após ser oficiado a desobstruir todas as vias públicas do estado não o fez, o que contribuiu para escalada golpista-terrorista que assolou o território mineiro e nacional.
A medida também visa apurar as condutas de empresário bolsonarista multado na ADPF 519, bem como a extensão da sua participação – como financiador – dos atos antidemocráticos.
As representações vêm com o propósito de externar aos órgãos incumbidos de garantir o cumprimento das normas jurídicas o receio do partido, que atos análogos ao ocorrido na capital federal se repitam em Minas Gerais.
Por fim, o Partido dos Trabalhadores reitera seu compromisso com a democracia, o fortalecimento das instituições e a higidez do Estado de Direito brasileiro, afirmando que não tolerará agressões descabidas à ordem democrática.
Belo Horizonte, 09 de janeiro de 2023.
Presidente do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais (PT-MG)