PT de Nanuque realiza debate sobre as eleições 2022

Encontro contou com a participação do presidente do PT-MG, deputado Cristiano Silveira para debater a organização do partido para as eleições deste ano.
2022-06-20 15:53:44
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Partido dos Trabalhadores de Nanuque, no Vale do Mucuri, realizou um encontro com filiados no último sábado (18/06/2022). A reunião, na Câmara Municipal, serviu para debater a organização do diretório para as eleições 2022. Outro tema discutido foi a criação dos comitês populares de luta na região em apoio às pré-candidaturas de Lula à Presidência e de Alexandre Kalil ao Governo de Minas.

O encontro contou com a participação do presidente do PT-MG, deputado estadual Cristiano Silveira. Presente também o vereador Elson Lima, o presidente do diretório municipal de Nanuque, Rivaldo Monteiro, a ex-vice-prefeita Alba Lima e lideranças da região. Eles fizeram uma análise do cenário político e econômico de Minas e Brasil.

“Hoje o Brasil vive uma situação dramática marcada pela volta da fome, inflação e desemprego. São mais de 33 milhões de pessoas que não têm o que comer, inclusive aqui na região do Vale do Mucuri. Isso é inaceitável. Regredimos aos índices da década de 1990 por conta da política economia desastrosa e desumana de Bolsonaro”, destacou o deputado Cristiano Silveira.

Para o presidente do PT-MG, as eleições deste ano serão as mais importantes da história do país. “Em outubro nós iremos às urnas não só para escolher nossos governantes. Vamos decidir entre civilidade e barbárie, entre a democracia e o autoritarismo. Por isso precisamos dialogar com todos os setores da sociedade e unir forças para que possamos reconstruir o nosso país”.

Encontro contou com a participação de diversas lideranças do município. (Foto: Jean Piter)

Cenário regional

O vereador Elson Lima lembrou as ações realizadas no município e na região durante as gestões do PT.  “Durante os governos de Lula e Dilma, centenas de pessoas realizaram o sonho da casa própria por meio do programa Minhas Casa Minhas Vida. Milhares de famílias foram amparadas pelo Bolsa Família. Nossos jovens foram atendidos pelo Prouni e Pronatec, entre várias outras ações. Infelizmente essas políticas públicas foram destruídas por Temer e Bolsonaro”.

Segundo Elson, a região tem sofrido com a falta de investimentos, tanto do Governo Federal quanto do Estado. “Nossa região precisa de investimento em infraestrutura. Principalmente na melhoria das nossas estradas. Também precisamos de ações voltadas para a geração de emprego e renda, em especial para os nossos jovens. Infelizmente nada foi feito nem por Bolsonaro nem pelo governador Romeu Zema”.

Vereador Elson Lima destacou ações do PT no município. (Foto: Jean Piter)

Comitês populares

Outro tema abordado foi o da criação dos comitês populares em Nanuque e na região. A proposta é que as pessoas, filiadas ou não ao partido, se organizem em defesa da democracia. Esses grupos podem ser formados nos bairros, comunidades, escolas, igrejas e outros espaços físicos ou virtuais. Assim, eles atuam na distribuição de materiais informativos, no diálogo com a população e no combate às fake news.

“Já temos centenas de comitês organizados aqui em Minas. Muitos deles são temáticos, voltados para pautas de meio ambiente, educação, defesa dos servidores, combate ao racismo, entre outros. São espaços de diálogo, de informação e de formação política, onde vamos mobilizar a sociedade em prol da reconstrução do nosso país”, explicou Cristiano Silveira.

::: Confira também: O legado dos governos Dilma e Lula em Nanuque

Lula e Kalil

Durante a visita a Nanuque, Cristiano Silveira concedeu entrevista à Rádio Social. Ele falou sobre as dificuldades que o povo vem enfrentando. “Desde o golpe contra Dilma temos sofrido com o corte de direitos. Tivemos as reformas trabalhista e da previdência, a terceirização, o congelamento de gastos com saúde e educação. Nada disso gerou os empregos prometidos.  Hoje vivemos com inflação descontrolada, fome e desemprego”, destacou o deputado.

De acordo com o presidente do PT-MG, a situação também é grave em Minas. “Zema tem dinheiro em caixa. A arrecadação do Estado aumento muito e mesmo assim ele não fez uma casa popular, não melhorou as estradas, não entregou hospitais nem nada. E para piorar ainda tem atacado os direitos dos nossos servidores públicos. É um governo que só funciona na propaganda. Por isso queremos mudança e essa mudança será com Lula e Kalil”.

Cristiano Silveira falou sobre as pré-candidaturas de Lula e Kalil. (Foto: Jean Piter)

Serra dos Aimorés

O deputado Cristiano Silveira também visitou Serra dos Aimorés. Ele concedeu entrevista à Rádio Aymorés, no programa do apresentador Luizão Pressão. O presidente do diretório municipal do PT, Geovane Matos, também esteve presente. Eles falaram sobre a situação política do país, eleições 2022 e o aumentos dos preços dos combustíveis.

Confira a entrevista: