Promessa cumprida: Lula lança orçamento participativo

Lula instala o Conselho de Participação Social que irá ajudar na elaboração da lei orçamentária que define os principais objetivos do país de 2024 a 2027.
2023-04-20 14:50:08
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O presidente Lula cumpriu mais uma promessa de campanha e lançou o orçamento participativo do governo federal. Em cerimônia nessa quarta-feira (19/04/2023), em Brasilia, ele apresentou o Plano Plurianual 2024-2027.

Com essa iniciativa, toda a sociedade brasileira poderá debater e construir junto com o Governo Lula a lei orçamentária que define os principais objetivos do país pelo período de quatro anos.

O processo já foi iniciado, com a realização, nesta semana, do primeiro Fórum Interconselho. Essa é uma das instâncias de construção do PPA e que reúne centenas de participantes de conselhos temáticos e movimentos sociais.

“Esse momento caracteriza, de fato, a retomada da democracia, a retomada da participação popular no governo.” Destacou a assistente social Creuzamar de Pinho .

“O governo não sabe de tudo e tem que ouvir quem sabe, que é o conjunto da população brasileira. Quero e preciso ouvir de vocês, da sociedade, as reais demandas e anseios do nosso povo, as cobranças e as críticas que forem necessárias”.

presidente Lula.

Plenárias e sugestões pela internet

O PPA deve ser entregue ao Congresso até 31 de agosto, junto com a Lei Orçamentária Anual (LOA). Até lá, ele será construído com a população, que poderá participar de várias formas.

Além dos Fóruns Interconselhos, que terão mais dois eventos em Brasília, serão realizadas plenárias estaduais nas 27 capitais do país. E também será lançada uma plataforma digital na qual qualquer cidadão poderá dar sua sugestão. Assim, o PPA será elaborado por milhões de brasileiros.

“Depois de seis anos de desencontro do nosso país, ele se reencontra com a democracia participativa”, avaliou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

“Quem vai dizer que Brasil nós queremos serão as senhoras e os senhores, que representam a sociedade civil organizada”, destacou a ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Conselho de Participação Social

Na cerimônia, também foram empossados os membros do Conselho de Participação Social, criado por Lula em janeiro. Passaram a fazer parte desse colegiado representantes de 68 movimentos populares e organizações da sociedade civil.

A função prática do conselho é, por meio de reuniões periódicas com o governo federal, ajudar na elaboração e avaliação de políticas públicas.

Com informações da Agência PT de Notícias.