Parlamentares querem ações de desenvolvimento social para MG

Parlamentares participaram de reunião no Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social pra discutir projetos e ações para Minas Gerais.
2023-03-01 17:16:36
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O governo federal poderá estabelecer uma agenda de trabalho para ações em Minas Gerais. O tema foi discutido nessa segunda-feira (27/02/2023), em reunião em Brasília. O encontro teve a participação de parlamentares mineiros, do secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, e do ministro Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias.

Na ocasião, Wellington Dias e André Quintão apresentaram os programas que estão sendo retomados pelo governo. Eles também falaram sobre os novos projetos que estão em desenvolvimento. Entre as ações de destaque, estão a organização e regularização do Cadastro Único e a geração de emprego em renda para pessoas de baixa renda.

Os ministérios da Igualdade Racial e do Desenvolvimento e Assistência Social já articulam ações conjuntas para geração emprego e qualificação profissional. A ideia é que o governo encaminhe as pessoas inscritas no Cadastro Únicos para cursos de capacitação. As pastas também vão trabalhar juntas na formulação de propostas de políticas públicas de combate à fome e às desigualdades de gênero e raça.

Parlamentares vão ajudar o governo Lula na implantação de programas em Minas.

Parcerias

O MDS tem buscado parcerias com a iniciativa privada para gerar empregos às pessoas inscritas no Cadastro Único. O ministro Wellington Dias se reuniu recentemente com dirigentes do Grupo Carrefour. A ideia é que a empresa possa dar oportunidades a pessoas que estão em situação de vulnerabilidade.

Cadastro Único

A nova gestão do MDS vai retirar mais de 1,5 milhão de famílias que estavam de forma irregular no programa de transferência de renda. Com essa ação, será possível incluir outras 700 mil família que têm direito e que estavam fora da folha de pagamento do Bolsa Família.

Volta do Consea

O governo federal recriou o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) nessa terça-feira (28/02/2023). O órgão havia sido desativado em janeiro de 2019. O presidente Lula também assinou o decreto que dispõe sobre a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

A principal função do Consea é assessora à Presidência da República na formulação, no monitoramento e na avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional. O órgão terá como grande desafio ajudar a retirar o país do mapa da fome.

Direção Nacional do PT

Deputados de Minas estiveram com a Direção Nacional do PT.

Cumprindo agendas em Brasília, os deputados e deputadas de Minas participaram de um almoço com a Direção do PT. No encontro, eles conversaram sobre projetos prioritários do partido. Presentes, a presidente nacional da legenda, deputada federal Gleisi Hoffmann, e a secretária nacional de Finanças, Gleide Andrade.