Parlamentares mineiros solicitam título de cidadão honorário ao padre Júlio Lancellotti

Deputado estaduais de Minas Gerais apresentaram nessa terça-feira (17/08) requerimento à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) solicitando a concessão de título de cidadão honorário ao Padre Júlio Lancellotti. O pedido é assinado por 27 parlamentares, de 14 partidos, e...
2021-08-19 10:33:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Deputado estaduais de Minas Gerais apresentaram nessa terça-feira (17/08) requerimento à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) solicitando a concessão de título de cidadão honorário ao Padre Júlio Lancellotti. O pedido é assinado por 27 parlamentares, de 14 partidos, e foi proposto pelo deputado estadual e presidente do PT de Minas Gerais, Cristiano Silveira.

“Há mais de 30 anos, padre Júlio Lancelotti desempenha um trabalho humanitário, de ajuda e acolhimento aos mais vulneráveis, aos que mais precisam. Esse título é um reconhecimento ao seu trabalho, que inspira ações em todo o país, inclusive em Minas Gerais”, explica Cristiano Silveira.

O requerimento, encaminhado ao presidente da ALMG, precisa ser recebido pela mesa diretora para iniciar a tramitação. Após o recebimento, a mesa dará um parecer sobre o pedido para que ele seja submetido à votação em Plenário.

Quem é Padre Júlio Lancellotti

Júlio Renato Lancellotti é sacerdote da igreja Católica desde abril de 1985. É pároco na paróquia de São Miguel Arcanjo, no bairro Mooca, em São Paulo. Nas últimas décadas, Padre Júlio se destacou pelo seu trabalho assistencial e de auxílio humanitário à população em situação de rua, pessoas com HIV e grupos em situação de vulnerabilidade social.

Como reconhecimento, Padre Júlio foi agraciado por diversos prêmios, como o Prêmio Franz de Castro Holzwarth, da Ordem dos Advogados de São Paulo, em 2000. A Casa Vida, projeto fundado por ele sem 1991 e dedicado ao auxílio de pessoas com HIV, recebeu o Prêmio OPAS, da Organização Pan-Americana da Saúde, demonstrando o reconhecimento internacional de sua atuação.