Oposição repudia falas preconceituosas de Zema

O governador de Minas propõe a criação de uma frente Sul-Sudeste, com viés separatista, para um suposto enfrentamento político ao Nordeste.
2023-08-08 11:31:25
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O governador de Minas, Romeu Zema, tem buscado de todas as formas se colocar como novo líder da extrema-direita. Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, publicada no último sábado (05/08/2023), ele defendeu a formação de uma frente pelas regiões Sul e Sudeste contra o Nordeste.

Para piorar, Zema disse que a frente serviria para fazer uma oposição ao Norte e ao Nordeste no Congresso Nacional.

“Outras regiões do Brasil, com estados muito menores em termos de economia e população, se unem e conseguem votar e aprovar uma série de projetos em Brasília. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando só o seu quintal, perdemos. Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso”, afirmou.

As falas preconceituosas de Zema não ficaram sem resposta. Lideranças políticas de todo o país repudiaram as afirmações do governador.

“Zema já disse que é bom investir no Vale do Jequitinhonha por poder pagar salários baixos, citou o fascista Mussolini, e agora propõe dividir o Brasil, atacando o povo do nordeste. É lamentável que Minas Gerais tenha um governador como Zema, espalhando preconceito e xenofobia por onde passa”, disse o presidente do PT-MG, deputado estadual Cristiano Silveira, ao lembrar que essa não foi a primeira fala desastrosa do governador.

Repercussão em Brasília

“Nosso Brasil é imenso e cada região contribui com riquezas culturais, naturais e econômicas. Não há mais espaço para o ódio e separatismo! É tempo de união e reconstrução para garantir a todos os brasileiros e brasileiras o país que merecemos”, destacou o vice-líder do Governo Lula no Congresso Nacional, deputado federal Reginaldo Lopes.

“É absurdo que a extrema-direita esteja fomentando divisões regionais”, lamentou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. “Precisamos do Brasil unido e forte. Está na Constituição, no artigo 19, que é proibido “criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si”. Traidor da Constituição é traidor da Pátria, disse Ulysses Guimarães”, lembrou o ministro.

“É inaceitável que um governador de um estado tão importante como Minas Gerais estimule discursos preconceituosos. Somos um só povo e precisamos nos unir em busca de um mesmo objetivo: acabar com a injustiça social e construir uma sociedade mais empática”, escreveu o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Perguntada sobre as falas de Zema, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, deu uma aula sobre a importância da Amazônia. Em entrevista, ela explicou a relação entre as chuvas formadas no Norte do país e as atividades econômicas das outras regiões. Confira no vídeo abaixo.

Reação do Consórcio do Nordeste

Em nota oficial o presidente do Consórcio do Nordeste, o governador da Paraíba, João Azevêdo, criticou Romeu Zema. Segundo ele, ao defender o “protagonismo do Sul e Sudeste” em relação ao Nordeste, a entrevista do governador de Minas “parece aprofundar a lógica de um país subalterno, dividido e desigual”.

“É importante reafirmar que a união regional dos estados Nordeste e, também, os do Norte, não representa uma guerra contra os demais estados da federação, mas uma maneira de compensar, pela organização regional, as desigualdades históricas de oportunidades de desenvolvimento”, explicou.

O texto diz ainda que “indicar uma guerra entre regiões significa não apenas não compreender as desigualdades de um país de proporções continentais, mas, ao mesmo tempo, sugere querer mantê-las, mantendo, com isso, a mesma forma de governança que caracterizou essas desigualdades”, ressaltou.

O presidente do Consórcio do Nordeste encerra a nota afirmando que os governadores e governadoras da Região Nordeste, “além de defendermos um Brasil cada vez mais forte e próspero, apelamos pela união nacional em torno da reconstituição de áreas estratégicas para o nosso país, a exemplo da economia, segurança pública, educação, saúde e infraestrutura”.

Dia do Nordestino em Minas

Em resposta aos ataques de Zema, o deputado Cristiano Silveira apresentou um projeto de Lei na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O parlamentar propõe a criação do Dia Estadual do Nordestino, em reconhecimento à importância da região para a cultura mineira e para o país.

Com informações da Agência PT de Notícias