O PT inspira Minas: Alfenas cria hospital de cães e gatos e SUS animal

Prefeito Luizinho, do PT, anunciou a entrega do Hospital de Cães e Gatos e Adoção e assinou o Projeto de Lei que cria o SUS Municipal dos Animais de Companhia e Comunitários
2021-10-17 10:44:47
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Por Rafael Minoro

Alfenas é uma cidade que respeita os animais. Sob a gestão petista do prefeito Luizinho, o município desenvolve o Programa de Saúde dos Animais (Prosan), responsável por resgatar e encaminhar para a adoção milhares de animais, além de realizar castrações e vacinações.

Luzinho anunciou também a entrega do Hospital de Cães e Gatos e Adoção e assinou o Projeto de Lei que cria o SUS Municipal dos Animais de Companhia e Comunitários.

O Hospital se tornará referência em Saúde Pública no Estado de Minas Gerais, com uma infraestrutura enorme para castrações e pequenas cirurgias, com salas de raio-X, ultrassom, exames de sangue, laboratório de análises clínicas, internação, recepção, banheiros, área de lazer e recreação para os animais.

“Vamos resolver definitivamente a questão dos animais de nossa cidade. O espaço é enorme, bonito e acolhedor, teremos aqui também um espaço para adoção. Tratar com respeito, com acolhimento, também fazendo as castrações e cuidar bem dos cães de rua. Estamos fazendo com muito cuidado, porque Alfenas é uma cidade reconhecida pela saúde pública, que cuida das pessoas, e será agora também reconhecida pela saúde pública que cuida dos animais”, destacou o Luizinho.

No último dia 15 de outubro, a cidade recebeu a 1ª Parada Pet, com serviços gratuitos para cães e gatos. O evento foi uma iniciativa da EPTV, com patrocínio da Prefeitura de Alfenas e da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS).

Assista aqui a matéria sobre a Parada Pet no jornal EPTV 2ª edição.

REGINALDO LOPES APRESENTA PROJETO DO SUS ANIMAL

O deputado federal Reginaldo Lopes apresentou um projeto de lei na Câmara que propõe a criação do Sistema Único de Saúde Animal (Susa). A proposta prevê financiamento tripartite (União, Estados e municípios) para viabilizar o atendimento veterinário público em todo o país baseado nas normas do SUS.

“Precisamos construir uma Saúde Única, coletiva e integrada através de uma legislação avançada, que de fato efetive a saúde única! Por isso apresentei na Câmara Federal o projeto Sistema Único de Saúde Animal – o Susa – PL 3.308/2021”, explica o parlamentar.

A proposta de lei estabelece como tendo direito ao serviço público de saúde “os animais silvestres, nativos ou exóticos que sejam domésticos ou domesticados e que sejam considerados de companhia”. Isso, segundo o deputado, para evitar que fazendeiros se apropriem da estrutura para tratar rebanhos inteiros.

Além da assistência veterinária aos animais domésticos, o Susa também atuaria nas áreas de vigilância sanitária e epidemiológica, vigilância nutricional, fiscalização e a inspeção de alimentos para consumo animal, entre outras.