Os professores e as professoras da rede municipal de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vão receber um reajuste de 38,062%. O anúncio foi feito nessa quinta-feira (10/03/2022), pela prefeita Marília Campos (PT). A medida busca promover a recomposição salarial da categoria.
Os servidores administrativos da Secretaria Municipal de Educação, os trabalhadores da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), o quadro de contratados e os aposentados e pensionistas também serão beneficiados com esse reajuste salarial. A proposta foi negociada entre representantes da categoria e da prefeitura.
Vencimentos
O novo piso salarial da educação em Contagem vai passar dos atuais R$2.390,23 para R$3.300,00 para uma jornada de 22h30. “Esse será o maior vencimento de professor pago por uma Prefeitura na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e um dos maiores do Estado”, destaca a prefeita Marília Campos.
Formalização
A proposta será envida para a Câmara Municipal de Contagem. A expectativa é de que o projeto seja aprovado com bastante agilidade pelos vereadores. Se tudo correr dentro do planejamento da Prefeitura, o novo salário poderá ser pago a partir do próximo mês de maio.
A vereadora Moara Sabóia (PT) comemorou a notícia. Acompanhada da diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Adriene Figueiredo, elas comemoram a conquista para a categoria.
Mais alterações
A Prefeitura está analisando uma proposta de reajuste para os diretores e vice-diretores. A Gratificação de Incentivo à Lotação e Fixação (GILF), paga aos professores que lecionam em Nova Contagem, também será reajustada.