O Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais (PT-MG) manifesta solidariedade ao prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira.
Nessa sexta-feira (13/01/2023), de forma equivocada, e, até agora, inexplicável, a Polícia Federal esteve na residência de Sucupira para cumprir um mandado de busca e apreensão, expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que, na verdade, tinha como alvo o golpista bolsonarista Roque Saldanha.
A presença de duas viaturas em frente à casa do prefeito chamou a atenção e repercutiu negativamente em toda a região, abrindo espaço para especulações.
Os advogados de Sucupira, João Gabriel Prates e Guilherme de Castro, que também é presidente do diretório municipal do PT, estiveram no local para esclarecer aos agentes que se tratava de um engano.
Identificada a inconsistência, os agentes da PF retornaram então para Governador Valadares, onde outras equipes efetuaram a prisão do golpista Saldanha, em cumprimento a outro mandado expedido pelo Ministro Alexandre de Moraes.
O locutor é suspeito dos crimes de ameaça, perseguição, incitação ao crime, associação criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Apesar do desfecho, o episódio deu margem para que opositores de Sucupira divulgassem fake news sobre o caso, desgastando a honra e a imagem do prefeito reeleito de Teófilo Otoni.
Deste modo, é importante que a Polícia Federal apresente uma nota de esclarecimentos, a fim de afastar toda e qualquer suposição infundada a respeito desta operação.
Ainda, reiteramos nosso total apoio às ações do Ministério da Justiça, dos Ministros do STF, do Ministério Público e das polícias, que têm agido como manda a lei, para reprimir os ataques ao Estado Democrático de Direito.
Reforçamos nossa total solidariedade ao companheiro Daniel Sucupira, titular de um mandato inclusivo e popular na cidade-pólo do nordeste de Minas Gerais.
Aos que atentam contra a democracia, a Lei.
Terroristas, fascistas e golpistas não passarão!