A Secretaria Nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT) e a Secretaria Estadual de Mulheres de Minas Gerais manifestam solidariedade e apoio às Deputadas Estaduais de Minas Gerais que vem sofrendo constantes ataques e provocações no exercício de seus mandatos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Esses ataques são inaceitáveis e representam uma ameaça ao pleno exercício da democracia.
É de extrema preocupação o ocorrido na última semana na ALMG, no qual parlamentares usam como estratégia provocações e ataques às mulheres da legislatura, na tentativa de impedir o exercício de seus mandatos e silenciá-las nas comissões. A deputada estadual Beatriz Cerqueira desabafa que: “Assembleia deixou de ser um lugar seguro para meu corpo e para meu trabalho” e que para um dia terminar sem um nível elevado de violência ela decidiu não reagir às agressões e provocações.
Cabe lembra que três das sete Deputadas Estaduais do Bloco Democracia e Luta tem a proteção de escolta policial, por sofrerem ameaças de morte e de estupro coletivo.
As Secretarias de Mulheres do PT Nacional e Estadual reafirmam seu compromisso na defesa dos direitos das mulheres e na luta contra a violência política de gênero e a misoginia. Não permitiremos que as mulheres do PT sejam silenciadas, intimidadas ou ameaçadas no exercício democrático de seus mandatos na ALMG e tomaremos todas as providências necessárias garantir o pleno exercício dos mandatos das nossas parlamentares.
Seguiremos juntas na luta pela igualdade de gênero, pelo respeito aos direitos das mulheres e pela garantia e pleno exercício dos mandatos das mulheres. Não seremos silenciadas e continuaremos a trabalhar incansavelmente para construir uma sociedade mais justa e igualitária para todas.