Nota de solidariedade à deputada estadual Andréia de Jesus

Partido manifesta solidariedade à deputada Andréia de Jesus, que mais uma vez foi vítima de ataques e ameaças. As providências legais já estão sendo tomadas.
2022-07-09 17:30:27
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Direção Executiva do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais (PT-MG) manifesta solidariedade à deputada Andreia de Jesus pelos ataques e ameaças que vem sofrendo. Nessa sexta-feira (08/07), a parlamentar foi vítima de mais um ataque racista e covarde. Ela recebeu uma carta anônima com vários xingamentos, a foto de um macaco e uma suástica nazista. Um crime repugnante que não pode ficar impune.

Um boletim de ocorrência foi feito. O jurídico do PT-MG vai acompanhar o caso. O partido também solicitou à polícia apoio na segurança da deputada. O Ministério Público será acionado, por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos, para que todas as providências sejam tomadas. É preciso que seja feita uma investigação rigorosa, que o autor seja identificado e responsabilizado perante à Justiça.

Essa não foi a primeira vez que a deputada Andréia sofreu ataques e ameaças. No ano passado, ela pediu investigação sobre uma ação policial em Varginha, no Sul do Estado. Durante a operação, 26 suspeitos de roubo a banco foram mortos. Após cobrar apuração do caso, a parlamentar foi vítima de ofensas e ameaças de morte pelas redes sociais e por telefonemas ao seu gabinete. A Delegacia de Crimes Cibernéticos está investigando o ocorrido.

Em março deste ano, Andreia denunciou ter recebido ameaças de capangas de fazendeiros em Januária, no Norte de Minas, ao visitar um quilombo. O terreno do quilombo está em disputa judicial.

Em todos os casos, Andreia tem sido perseguida por cumprir legitimamente seu papel como deputada e presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia de Minas (ALMG). São em sua maioria ataques misóginos e racistas. Atos covardes que se escondem atrás do anonimato. São crimes perversos contra uma parlamentar eleita e ao mesmo tempo contra a democracia. Algo inaceitável que merece total repúdio.

Ressaltamos nosso total apoio e solidariedade à Andreia de Jesus. O partido segue firme na luta contra o racismo, o machismo e todo tipo de discriminação.

Machistas, racistas, não passarão!

Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais (PT-MG)