Nota de repúdio e de indignação do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais às falas de cunho racista do Governador de Minas Gerais, Mateus Simões.
O Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais (PT-MG), por meio da sua Secretaria de Combate ao Racismo e da Secretaria de Mulheres, repudia veementemente o uso de expressão de cunho racista pelo atual Governador de Minas Gerais, Mateus Simões, ocorrido durante o evento de entrega de Medalha da Inconfidência, no último dia 21, em Ouro Preto.
A expressão utilizada pelo governador em evento institucional e público, associa positividade ao elemento ‘branco’ e relaciona, subliminarmente, o contrário “preto” com comportamentos negativos. Neste contexto, pode reforçar e legitimar padrões sociais discriminatórios, tendo potencial para configurar forma indireta de indução à discriminação racial.
A igualdade expressada no preâmbulo da Constituição de 1988 não pode continuar sendo uma promessa incumprida, para tanto, há que se fazer valer o direito fundamental previsto no art. 5º, XLII que estabelece o racismo como crime inafiançável.
O PT-MG reforça a necessidade de atuação concreta para que os representantes das instituições mineiras sejam os primeiros a atuarem de modo a coibir manifestações desse tipo em qualquer ambiente e situação.
Belo Horizonte, 23 de abril de 2026.
Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais (PT-MG)
Secretaria de Combate ao Racismo
Secretaria de Mulheres