O Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais (PT-MG) lamenta profundamente a morte do guarda municipal Marcelo Arruda, tesoureiro do partido em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Marcelo foi assassinato na madrugada de domingo (10/07/2022), durante a comemoração de se aniversário de 50 anos. Segundo informações veiculada na imprensa, o policial penal Jorge José da Rocha Guaranho invadiu a festa e efetuou disparos contra Marcelo. O guarda municipal revidou e também acertou tiros em Guaranho. Marcelo morreu no local. Guaranho foi levado para o hospital, ficou internado e faleceu pela manhã.
A festa de Marcelo tinha como tema a candidatura de Lula à Presidência. Segundo relatos, o policial penal Guaranho havia passado de carro em frente ao local da festa com gritos de “É Bolsonaro”. Marcelo saiu para ver o que estava ocorrendo. Guaranho chegou a apontar a arma para Marcelo e prometeu volta. Por segurança, Marcelo pegou sua arma funcional e agiu em legítima defesa, impedindo que outras vidas fossem tiradas.
:: Leia a nota do PT Nacional sobre a morte de Marcelo Arruda
O crime ocorrido em Foz chama a atenção para o debate sobre a violência política que tem crescido no país. É preciso que as autoridades tomem medidas urgentes para evitar novos casos como esse. Com investigações rigorosas para as ocorrências de ameaças e ataques, identificação e punição dos responsáveis, como determina a lei.
Queremos que o país volte à normalidade, de paz e civilidade. Que o debate político fique no campo das ideias, com respeito às diferenças e divergências. Não há espaço para nenhum tipo de violência em uma democracia.
Nossos sinceros sentimentos aos amigos e familiares do companheiro Marcelo Arruda. Sua luta em defesa de uma país melhor para todos não será esquecida.
Marcelo Arruda Presente!