O PT foi fundado em 10 de fevereiro de 1980, em São Paulo. Muitos mineiros e mineiras importantes participaram desse processo. Em Belo Horizonte, com sua sede na rua Bernardo Guimarães, o PT cresceu nos anos seguintes com o trabalho de pessoas como Ignácio Hernandez, Sandra Starling, Luiz Dulci, Apolo Heringer, Nilmário Miranda, Helena Grecco, João Batista dos Mares Guia, Aluísio Marques, Milton Freitas, Tilden Santiago. Em 1982, o primeiro desafio, com as eleições para vários cargos federais, estaduais e municipais.
O PT ousou em Minas Gerais lançando uma candidata mulher ao governo do estado, Sandra Starling, que ficou em terceiro lugar na disputa com 113.950 votos. Foi também nessas eleições que Luiz Dulci foi eleito o primeiro deputado federal mineiro do partido e João Batista dos Mares Guia o primeiro deputado estadual.
Em Belo Horizonte, duas pessoas do PT foram eleitas para a Câmara Municipal, Renê Trindade e Helena Grecco, militante histórica dos Direitos Humanos no país e uma das referências da luta pela anistia no último período da ditadura. Nas eleições de 1986, o PT elegeu três deputados federais por MG e cinco deputados estaduais. Em 1988, pela primeira vez o partido teve candidato à prefeitura de Belo Horizonte, Virgílio Guimarães. Ele não foi eleito, mas o PT elegeu nove vereadores, tendo a maior bancada da Câmara Municipal.