NOSSA HISTÓRIA

O PT foi fundado em 10 de fevereiro de 1980, em São Paulo. Muitos mineiros e mineiras importantes participaram desse processo. Em Belo Horizonte, com sua sede na rua Bernardo Guimarães, o PT cresceu nos anos seguintes com o trabalho de pessoas como Ignácio Hernandez, Sandra Starling, Luiz Dulci, Apolo Heringer, Nilmário Miranda, Helena Grecco, João Batista dos Mares Guia, Aluísio Marques, Milton Freitas, Tilden Santiago. Em 1982, o primeiro desafio, com as eleições para vários cargos federais, estaduais e municipais.
O PT ousou em Minas Gerais lançando uma candidata mulher ao governo do estado, Sandra Starling, que ficou em terceiro lugar na disputa com 113.950 votos. Foi também nessas eleições que Luiz Dulci foi eleito o primeiro deputado federal mineiro do partido e João Batista dos Mares Guia o primeiro deputado estadual.
Em Belo Horizonte, duas pessoas do PT foram eleitas para a Câmara Municipal, Renê Trindade e Helena Grecco, militante histórica dos Direitos Humanos no país e uma das referências da luta pela anistia no último período da ditadura. Nas eleições de 1986, o PT elegeu três deputados federais por MG e cinco deputados estaduais. Em 1988, pela primeira vez o partido teve candidato à prefeitura de Belo Horizonte, Virgílio Guimarães. Ele não foi eleito, mas o PT elegeu nove vereadores, tendo a maior bancada da Câmara Municipal.
A Lei Orgânica de Belo Horizonte, de 1990, teve o então vereador petista Patrus Ananias como o seu relator, abrindo espaço para um novo ordenamento jurídico voltado à ampliação dos direitos e à inclusão. Pouco tempo depois, em 1992, Patrus seria eleito prefeito de Horizonte, tendo o Dr. Célio de Castro, do PSB, como o seu vice. 
O PT criou ações em BH que viraram referência para Minas, o Brasil e até mesmo no exterior, como o Orçamento Participativo (1993), que leva a população a decidir de forma conjunta com o governo como será utilizado o recurso público nas obras e ações de cada região. Outra ação petista foi a reabertura do Restaurante Popular (1994), com uma política de segurança alimentar de referência para garantir, de forma acessível, alimentação de qualidade a todas as pessoas.
A gestão petista na capital mineira foi premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como modelo de gestão pública.
O PT realizou no governo uma reforma administrativa visando a área social, com mais recursos para a a educação, uma rede de assistência social, iniciativas como o projeto Miguilin e a implantação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança.

Foi também nesse período que se desenvolveram as políticas humanizadas de acolhimento da população em situação de rua, avanços na saúde e projetos importantes e democráticos que fazem parte da historia da cultura mineira, como o Festival Internacional de Teatro (FIT) e o Festival de Arte Negra (FAN).

No ano 2000, Célio foi reeleito, tendo como vice o petista Fernando Pimentel. O Doutor BH chegou a se filiar também ao PT, mas infelizmente, em 2001, sofreu um grave problema de saúde e foi afastado da prefeitura. Pimentel assumiu como o segundo prefeito do Partido dos Trabalhadores da cidade, em uma época de mudanças na capital, em Minas Gerais e no Brasil.
A gestão de Fernando Pimentel avançou com as políticas sociais e estruturação de uma administração moderna, voltada aos desafios do novo século e das transformações urbanas, com inspiração nas principais metrópoles do planeta.
Pimentel, que depois venceu também as eleições de 2004, criou projetos como Vila Viva, em 2005, para a urbanização de áreas vulneráveis, vilas, aglomerados e construção de casas populares.
Implantou o BH Cidadania, em 2001, o serviço médico do SAMU, em 2003, o Programa Escola Aberta em 2004 e obras fundamentais para a cidade como a duplicação da avenida Antônio Carlos em 2005. Esse foi também o período em que a capital e o estado de Minas Gerais começaram a se beneficiar dos avanços do governo Lula e do trabalho do PT na esfera federal, como o Bolsa Família, o ProUni, a redução da pobreza e a inclusão social dos mais pobres. Em 2008, o petista Roberto Carvalho foi eleito vice-prefeito de Belo Horizonte.
Dilma avançou em projetos de grande importância para Minas Gerais, como o Minha Casa Minha Vida, com a política de apoio e financiamento à moradia de baixo custo, promovendo o direito fundamental da habitação.
Somente no governo Dilma, Minas Gerais teve milhares de apartamentos e casas entregues pelo programa. Foi também com o governo Dilma que Minas Gerais teve a chance de se desenvolver na área da mobilidade urbana, a partir dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O principal resultado foi a implantação do Move, o sistema de transporte rápido. Na área da Saúde, a mineira Dilma será lembrada também como a presidenta que criou o Mais Médicos, que trouxe profissionais da medicina para aumentar o atendimento na atenção básica.

Como governador, Pimentel criou os chamados fóruns regionais, que dividiu Minas em 17 Territórios de Desenvolvimento, separados por suas peculiaridades individuais. Em cada um desses Territórios, foi instalado um Fórum Regional, com reuniões presenciais que irão contribuir continuamente para o planejamento das ações de governo.

O Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras é o maior de Minas Gerais e está presente em praticamente todos os municípios, em todas as regiões, atuando tanto nas bases comunitárias, nos movimentos sociais, como junto ao poder público para transformar a realidade da população mineira.
Com a pandemia do Novo Coronavírus, o PT luta para ampliar as ações de auxílio emergencial, renda e proteção básica às comunidades que mais foram afetadas no estado de Minas Gerais assim como pela estruturação de um plano de retomada do trabalho e das oportunidades para todas e todos.
Nas Câmaras Municipais, na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional, os deputados (as) e vereadores (as) do PT lutam atualmente por ações que protejam e melhorem a vida dos mais pobres, das parcelas mais afetadas pela atual crise após o golpe de 2016 e pelos retrocessos de Bolsonaro e do governo Zema que afetam o povo mineiro.
O PT de Minas Gerais atua hoje em todo o estado, ouvindo e dialogando com trabalhadores e trabalhadoras, estudantes, com a população das periferias, com os servidores públicos, as famílias que lutam por moradia, emprego e inclusão social. Filie-se: https://pt.org.br/filiacao/