Misael Klein assume a prefeitura de São José do Mantimento

Prefeito Hélio Márcio Gomes teve os direitos políticos suspensos e perdeu o cargo. Misael Klein do PT era o vice e foi convocado a assumir o posto.
2023-04-11 16:33:21
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Misael Huebra Klein é mais novo prefeito do Partido dos Trabalhadores (PT) em Minas. Ele assumiu o posto de chefe do Executivo Municipal da cidade de São José do Mantimento, na Zona da Mata, no último dia 23 de março.

A mudança se deve ao fato de o então prefeito Hélio Márcio Gomes ter sido suspenso por decisão judicial. Misael era o vice-prefeito e foi convocado pela Câmara Municipal para assumir o cargo.

Nesta terça-feira (11/04/2023), Misael Klein esteve em Belo Horizonte. Ele se reuniu com o presidente do PT-MG, deputado estadual Cristiano Silveira. Presente no encontro também o secretário de Assuntos Institucionais do PT-MG, Dimitrius Chaves.

“O PT de Minas está à disposição para ajudar o prefeito Misael. Vamos dar todo apoio para que ele possa implementar o modo petista de governar em sua cidade. É um modelo com foco na gestão participativa, que é sucesso em vários municípios. Tenho certeza que, com o apoio do partido, ele fará um bom governo em São José do Mantimento”, destacou Cristiano Silveira.

Dimitrius Chaves, Cristiano Silveira e Misale Klein, em reunião em BH.

Governo Lula

Para Dimitrius Chaves, com Lula na Presidência, as expectativas são boas para os municípios. “Vários programas já foram lançados, como o Mais Médicos, o Minha Casa Minha Vida, o PAA, entre outros. São ações que vão somar no desenvolvimento local. Aqui no PT, daremos total apoio aos prefeitos para que os municípios sejam atendidos com recursos federais”.

O prefeito Misael Klein se disse otimista com a possibilidade de participar dos programas da União. “Com o apoio do PT e dos nossos amigos, quero levar as ações do governo Lula para minha cidade para melhorar a vida do povo”.

Processo

Hélio Márcio Gomes respondeu a uma ação de improbidade administrativa, referente ao ano de 2014. O processo movido pelo Ministério Público teve a sentença transitada e julgada.

Com isso, juiz eleitoral de Lajinha, Felipe Zanotto, determinou a suspensão dos direitos políticos do então prefeito pelos próximos três anos. A medida impede que Hélio Márcio Gomes continue exercendo o cargo de prefeito.

Legislativo

A Câmara de Vereadores de São José do Mantimento extinguiu o mandato do prefeito Hélio Márcio Gomes, conforme determinação da Justiça. Por meio de decreto legislativo, o presidente da Câmara, vereador Valtair Antônio de Assis convocou o vice-prefeito Misael Huebra Klein assumir o posto.

Improbidade

Em 2014, o Ministério Público denunciou o então prefeito Hélio Márcio Gomes por irregularidades na contratação de pessoal para a prefeitura. No processo, consta também o descumprimento de decisões judiciais por parte do chefe do Executivo Municipal. A ação foi julgada em 2018 e a decisão final saiu agora em 2023.

Com informações do Portal Caparaó