Marquinho é presidente da Comissão de Participação Popular

Marquinho Lemos vai presidir a Comissão de Participação Popular da ALMG pelos próximos dois anos, com o vice-presidente Ricardo Campos.
2023-03-03 15:48:56
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Em votação realizada nessa quarta-feira (01/03/2023), o deputado estadual Marquinho Lemos foi reeleito presidente da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ele ficará no posto por dois anos, conforme o regimento interno da Casa.

A vice-presidência da comissão também será ocupada por um parlamentar do Partido dos Trabalhadores (PT). O deputado estadual Ricardo Campos foi eleito para ocupar a cadeira.

“Tenho claro que estou à frente de uma das mais importantes Comissões, sendo ela a responsável por dialogar com os diversos setores da sociedade. A Comissão desempenhará, cada vez mais, sua função de dar voz e vez para os movimentos sociais, associações, sindicatos, entidades, órgãos de classe, representantes dos municípios e demais organizações da sociedade para ouvir, dialogar e construir as políticas públicas”

deputado estadual Marquinho Lemos.

Marquinho destaca que, na legislatura passada, a comissão conseguiu avanços significativos para o povo mineiro. “Nos dois últimos anos como presidente da Comissão, conseguimos resultados importantes, como o aumento da participação da população na revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e da execução das emendas parlamentares. Vamos seguir trabalhando com mais presença e compromisso. Viva a participação popular!”

Além de presidir a Comissão de Participação Popular, Marquinho também estará nas comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária e na de Prevenção e Combate ao uso de Crack e outras Drogas.

Vice-presidência

O deputado Ricardo Campos destacou que a comissão dará voz para toda a população mineira. Segundo ele, uma das principais bandeiras será a de incluir o povo no orçamento público. O parlamentar também integra, como membro efetivo, a Comissão de Minas e Energia.

Trajetória do Marquinho

Maquinho está em seu segundo mandato como deputado estadual. Foi três vezes prefeito de Carbonita (Vale do Jequitinhonha). Sua trajetória é marcada pelo trabalho em favor dos municípios. Em sua juventude, morou em Belo Horizonte, onde participou ativamente de movimentos sociais e populares, que culminaram em sua filiação ao PT, em 1983.

Em 1984, retornou à Carbonita e ajudou na criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Lutou junto às mães para a criação da primeira creche do município. Na área cultural, criou o grupo Semente do Vale e a rádio Comunitária. A experiência no trabalho junto aos movimentos sociais deu-lhe suporte para o exercício de seus mandatos como prefeito (1997-2000; 2001-2004; 2013-2016).

Marquinho com o presidente Lula.

Entre suas várias iniciativas, destaca-se a criação do Carboarte, festa que valoriza a cultura popular e que tornou-se referência na região. Liderou prefeitos no movimento pela inclusão do Vale do Jequitinhonha na Sudene; presidiu por cinco vezes a Associação Mineira dos Municípios do Alto Jequitinhonha (Amaje); participou da criação e foi presidente, por quatro vezes, do Consórcio de Saúde do Alto Jequitinhonha (Cisaje).

Coordenou o Programa Luz para Todos no Alto Jequitinhonha, Suaçuí e Região Central; coordenou a implantação do Território de Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha, por meio do qual foi incentivada a criação de cooperativas e associações de Apicultores em vários municípios e foi criado o polo de Fruticultura (Frutivale). Também participou da criação dos Comitês de Bacias Hidrográficas Jequitinhonha e Araçuaí.

Trajetória do Ricardo

O deputado Ricardo Campos está em seu primeiro mandato na ALMG, onde já foi chefe de gabinete e assessor parlamentar. Na Casa, em sua juventude, havia atuado como adolescente trabalhador por meio da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom).

Presidente Lula e Ricardo Campos.

Nasceu em São João da Ponte (Norte), onde morou até os 14 anos de idade. Hoje reside em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Formou-se em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), com ênfase em Comércio Exterior, tendo sido presidente do Diretório Central dos Estudantes.

Foi diretor geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), órgão que coordena ações voltadas para o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas. Passou ainda pela diretoria de operação Norte da Copasa.