A multidão que saiu às ruas no domingo (21) em pelo menos 50 cidades do Brasil e em algumas do exterior deixa claro que a população está de olho nas ações do Congresso Nacional e exige que os parlamentares voltem suas atenções para a pauta do povo. Em vez de anistia para golpistas, a exigência é por uma agenda que de fato beneficie a população, como a redução da jornada de trabalho com o fim da escala 6X1, isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e a aprovação do projeto 168/25 que assegura garantia de crédito para empresas afetadas pelo tarifaço de Donald Trump.
Puxados por movimentos progressistas, artistas e centrais sindicais, os atos reuniram centenas de milhares de pessoas em todo o país, ocorrendo em todos os estados e no Distrito Federal. Na Avenida Paulista o recado foi claro. A Bandeira Nacional gigante estendida pelos manifestantes destaca que a prioridade é o povo brasileiro e a soberania, não o clamor a nações estrangeiras, como ocorreu em eventos organizados pela extrema-direita.
Nesta semana, o Congresso foi instado pelas ruas a focar na agenda que atende às demandas da população. Pelas redes sociais, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, destacou que não há espaço para agenda que beneficie criminosos e golpistas.
Leia mais – Brasil dá lição de democracia ao mundo, afirma Henrique Fontana
“Essa semana esperamos no Congresso Nacional o debate e a votação de pautas importantes para o povo brasileiro, como a isenção do IR para quem ganha até $ 5 mil reais, a Medida Provisória do Agora tem Especialistas e o Projeto 168/25 que assegura garantia para crédito às empresas afetadas pelo tarifaço de Donald Trump. Vamos trabalhar pela rejeição da anistia, da impunidade e contra a redução de penas para os golpistas. E acompanharemos com muita atenção o processo contra Eduardo Bolsonaro, o traidor da Pátria, na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados”, disse ela.
Essa semana esperamos no Congresso Nacional o debate e a votação de pautas importantes para o povo brasileiro, como a isenção do IR para quem ganha até $ 5 mil reais, a Medida Provisória do Agora tem Especialistas e o Projeto 168/25 que assegura garantia para crédito as empresas…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) September 22, 2025
A isenção do imposto de renda deve ser prioridade, pois aumenta a renda do trabalhador e consequentemente o consumo, elevando a economia do país, beneficiando todo o setor produtivo. Para quem entre em vigor já em 2026, é necessário que seja aprovada ainda neste ano. A conduta da extrema-direita, de tentar colocar os interesses escusos acima da agenda do país não pode ser motivo para atrasar avanços para a sociedade.
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, destacou que não existe espaço para tentar livrar golpistas da cadeia, nem mesmo para redução de penas, tentando amenizar a gravidade dos ataques que foram perpetuados contra a democracia.
Ouça o boletim da Rádio PT
“A anistia e a redução de penas para os golpistas do 8 de janeiro são uma afronta à Constituição e ao povo brasileiro. Não existe democracia sem responsabilidade, nem Estado de Direito sem punição proporcional para quem tentou destruí-lo. A extrema-direita quer interferir num julgamento em curso no STF e transformar crimes gravíssimos, como golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, em delitos tratados com mais brandura do que um furto qualificado em concurso de pessoas, como duas pessoas que subtraem um botijão de gás no supermercado”, afirmou ele.
A anistia e a redução de penas para os golpistas do 8 de janeiro são uma afronta à Constituição e ao povo brasileiro. Não existe democracia sem responsabilidade, nem Estado de Direito sem punição proporcional para quem tentou destruí-lo.
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) September 21, 2025
A extrema-direita quer interferir num…
O presidente Lula, em publicação no X, afirmou que ele está do lado do povo brasileiro e que o recado é para que o Congresso se concentre em pautas que atendem a sociedade. “Estou do lado do povo brasileiro. As manifestações de hoje demonstram que a população não quer a impunidade, nem a anistia. O Congresso Nacional deve se concentrar em medidas que tragam benefícios para o povo brasileiro”, destacou.
Estou do lado do povo brasileiro. As manifestações de hoje demonstram que a população não quer a impunidade, nem a anistia. O Congresso Nacional deve se concentrar em medidas que tragam benefícios para o povo brasileiro. pic.twitter.com/qgqQO5lVGI
— Lula (@LulaOficial) September 22, 2025
Da Redação