Lula retoma programa de saúde bucal Brasil Sorridente

Presidente Lula sancionou a lei que vai garantir o assistência odontológica para todos os brasileiros pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
2023-05-11 14:50:25
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O presidente Lula retomou mais um programa voltado para a melhoria de vida do povo brasileiro. Nessa segunda-feira (08/05/2023), ele anunciou a volta do Brasil Sorridente. A medida vai garantir tratamento dentário para milhões de pessoas na rede pública de saúde.

No evento da retomada do programa social, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, Lula também sancionou o Projeto de Lei 8.131/2017 de autoria do senador Humberto Costa (PT/PE) e do deputado federal Jorge Solla (PT-BA). O texto institui a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e torna obrigatório o atendimento bucal para o povo brasileiro.

“Quero que esse programa garanta que tenhamos dentistas para ir nas salas de aula de todas as crianças de uma escola, e educar essa criança a partir da escola para que daqui a 20 ou 30 anos termos uma sociedade em que a pessoa possa comer carne, castanha, possa sorrir e possa até arrumar um namorado ou namorada” destacou o presidente Lula.

Para Lula, essa ação tem ser vista como investimento e não como gasto. “Tratar a saúde do povo é investimento porque um cidadão com saúde é muito mais produtivo e muito mais útil do que um cidadão doente, sem força e sem qualidade de vida para prestar os serviços que gostaria de prestar”.

Avanços

O senador Humberto Costa destacou a ampliação da assistência na atenção primária, o aumento dos atendimentos em 543% durante os governos do PT e o emprego de 30% dos dentistas do Brasil no programa. Ao todo, o Brasil Sorridente beneficiou mais de 110 milhões de brasileiros e brasileiras por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A coordenadora do Setorial Nacional de Saúde do PT, Eliane Cruz, comemora o retorno do Brasil Sorridente e a defesa da política de saúde bucal do país:

“O Brasil voltou a respirar e agora voltou a sorrir com o retorno do Programa Brasil Sorridente. Parabéns às trabalhadoras e trabalhadores de saúde bucal. Parabéns ao nosso Presidente Lula e nossa ministra Nísia Trindade, e ao nosso Senador Humberto Costa e deputado federal Jorge Solla, que mantiveram a defesa da política nacional de saúde bucal como pauta permanente do congresso”.

Iniciativa pioneira

O Brasil Sorridente foi criado no primeiro mandato de Lula com o ministro Humberto Costa, em 2004, quando o Brasil se destacou com a iniciativa pioneira em saúde bucal pública. Na época, também foram criados os Centros de Especialidades Odontológicas, que aumentaram de 100, em 2004, para 1.034, no último ano de governo.

Com o Brasil Sorridente, mais de 750 mil indígenas de todo país foram beneficiados com a entrega de kits para higiene bucal. Nos 13 anos de governo do PT, o número de equipes do programa cresceu de 4.261 para 24.467, implantadas em 5.014 municípios (90% do total), com cobertura de 37% da população, ou seja, mais que o dobro do atendido anteriormente.

Até 2015 o aumento nos atendimentos foi vertiginoso, com aumento no número de equipes trabalhando de 543% desde 2003. O SUS empregou 30% dos dentistas do país, com mais 64 mil profissionais atuando na rede pública.

Saúde bucal

Ao final de 2012, o povo brasileiro contava com 22.139 equipes de saúde bucal operando em 4.907 municípios. Neste ano, foi registrado a doação de 2.596 equipamentos odontológicos para apoio à implantação de novas equipes. A atuação governamental em saúde bucal foi expandida, em 2012, com a intensificação da implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Entre 2004 e 2012 foram implantados 943 CEO em 771 municípios brasileiros. No ano de 2012, também foi atingido o número de 1397 Laboratórios de Prótese Dentária em funcionamento, distribuídos em 1.351.

Em 2002, este número era de 40.205, o que significou um aumento de 49%. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – SB Brasil 2010, demonstrou queda de 26% na incidência de cárie na faixa etária de 12 anos entre 2003 e 2010, fazendo com que o Brasil passasse a fazer parte do grupo de países com baixa prevalência de cárie dentária, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Com informações da Agência PT de Notícias.