Lula recria o PAA para fortalecer agricultura familiar

Programa vai fortalecer a agricultura familiar, aquecer a economia nos pequenos municípios e ajudar no combate á fome e a desnutrição no país.
2023-03-23 10:34:03
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Tirar o Brasil outra vez do mapa da fome. Essa é a prioridade do governo Lula. E para isso, o presidente recriou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A cerimônia de assinatura da medida provisória foi nessa quarta-feira (22/03/2023), em Recife.

Nessa nova etapa, o governo federal vai destinar R$ 500 milhões para a compra de alimentos da agricultura familiar. Esses produtos serão distribuídos gratuitamente para famílias carentes. Os itens também vão abastecer restaurantes comunitários e outros locais que atendem a população mais pobre.

“Nós voltamos a governar este país para mudar a história deste país. Quem nunca passou fome não sabe quanta falta faz comer. Se Deus me fez chegar até aqui, não vou desistir antes de cumprir a profecia de que esse povo tem que comer três vezes por dia”.

presidente Lula.

O programa vinha sendo desmontado nos últimos anos, no desgoverno Bolsonaro. Os recursos destinados para a agricultura familiar sofreram diversos cortes. Agora, a situação se inverteu e os investimentos estão garantidos.

Funcionamento

Com os recursos do PAA, o poder público compra alimentos dos pequenos produtores. Os itens são destinados gratuitamente às família carentes, cozinhas e restaurantes comunitários, creches e bancos de alimentos. Dessa forma, com renda garantida, os agricultores vão melhorando de vida.

Ao mesmo tempo, o programa ajuda no combate à fome e a desnutrição, com alimentos saudáveis. Os investimentos também fortalecem a economia dos pequenos municípios.

Nessa nova fase, o programa vai dar especial atenção a mulheres, indígenas e quilombolas que tiram seu sustento do campo.

“O que anunciamos hoje é um passo muito importante para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro e na vida do povo que trabalha na agricultura. Já fizemos isso uma vez, e agora vamos fazer com muito mais competência, disposição e rapidez”, disse Lula.

Mais ações

Os investimentos no PAA terão reflexo em outras ações. Uma delas é o reajuste do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que destinará pelo menos 30% dos recursos à compra de produtos locais para compor a merenda escolar.

Além disso, todos os órgãos públicos federais, na hora de comprar alimentos, também devem adquirir o mesmo percentual, no mínimo, da agricultura familiar.

Lula participou da cerimônia de relançamento do PAA, em Recife. (Foto: Ricardo Stuckert)

“Foram seis anos de destruição, mas o dia chegou. Vai voltar o Programa de Aquisição de Alimentos. É alimento fresco na mesa do povo”, destacou o ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

Com informações da Agência PT de Notícias.