Leleco é vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais

Vice-líder do bloco de oposição ao governo Zema, deputado vai atuar na defesa da melhoria dos serviços públicos prestados nos municípios mineiros.
2023-03-07 18:34:01
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O deputado estadual Leleco Pimentel foi eleito vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião que resultou na escolha do parlamentar foi realizada no início da tarde desta terça-feira (07/03/2023). Ele ficará no posto por dois anos, conforme regimento interno da Casa.

Leleco destaca que as pautas referentes aos municípios e à regionalização sempre foram tratados com muita atenção por ele.

“Já estive diversas vezes em conferências de enfrentamento a problemas graves das cidades brasileiras e são recorrentes desafios como a falta de moradia e de saneamento, a questão da regularização fundiária, o problema da mobilidade urbana, a ausência de planejamento, entre outros”.

deputado estadual Leleco Pimentel.

Segundo o deputado, o tema da regionalização é extremamente importante, pois os serviços públicos carecem de uma política de ajuntamento e de arranjos institucionais. Dessa forma, é possível permitir que as oportunidades de serviços sejam geridas de forma coletiva. Do mesmo modo, ultrapassa as barreiras dos limites dos municípios.

Além de ser vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, Leleco Pimentel é membro das seguintes comissões:

  • Comissão de Participação Popular (efetivo)
  • Comissão de Minas e Energia (suplente)
  • Comissão de Segurança Pública (suplente)
  • Comissão de Agropecuária e Agroindústria (suplente)

Bloco Democracia e Luta

Na última semana, o deputado Leleco Pimentel foi escolhido como um dos vice-líderes do Bloco Democracia e Luta. O grupo é formado por 20 parlamentares dos partidos PT, PC do B, PV, PSOL e Rede. São deputados e deputadas que atuam como oposição ao Governo Zema na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Frentes Parlamentares

Para além do trabalho nas comissões e no Bloco Democracia e Luta, Leleco Pimentel também tem atuação forte e incisiva em três frentes parlamentares: Frente das Águas, da Vida e do Saneamento Ambiental; Frente em defesa da Agroecologia, Agricultura Familiar, Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional; e Frente em defesa da Educação no/do Campo, das Águas e das Florestas. Espaços que onde são discutidos assuntos de grande relevância para a sociedade mineira

Trajetória de Leleco

Historiador, educador popular, cientista político e músico. Iniciou sua militância na Pastoral da Juventude e participa de diversas organizações políticas e sociais. É membro da Comissão para o Meio Ambiente da Província Eclesiástica de Mariana. Integra o Fórum Permanente em Defesa da Bacia do Rio Doce. Também compõe as coordenações da Escola de Fé e Política Dom Luciano, da União Nacional por Moradia Popular e da Rede Igrejas e Mineração.

Trabalhou como diretor de Habitação e Desenvolvimento Social na Prefeitura de Ouro Preto. Atuou como conselheiro estadual de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas. Ao mesmo tempo, foi conselheiro nacional das Cidades.

Colaborou também na Secretaria de Patrimônio da União atuando na identificação e destinação de terrenos para a construção de moradias em diversos municípios de Minas Gerais. Contribuiu também com a elaboração de propostas em âmbito federal que resultaram no lançamento do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Defende pautas como organização comunitária, segurança alimentar, agricultura familiar e agroecologia, direitos humanos e direito à cidade. Assumiu, em 2023, seu primeiro mandato na 20ª legislatura na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).