Inscrições para o curso “Emergência Climática e Trabalho”

O curso à distância “Emergência Climática e Trabalho”, da Fundação Perseu Abramo (FPA), é gratuito e recebe inscrições até o dia 26 de março.
2023-03-07 14:51:07
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O curso à distância (EaD) “Emergência Climática e Trabalho” apresentará conceitos fundamentais para o debate ambiental. O conteúdo vai passar por vários aspectos da agenda climática. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 26 de março de 2023.

As aulas serão majoritariamente pré-gravadas, e algumas aulas ao vivo (não presenciais). Todo o conteúdo será disponibilizado na plataforma EaD da Fundação Perseu Abramo (FPA).

Dessa forma, será possível assistir quando quiser. Aqueles que concluírem todas as etapas do curso receberão certificado.

Inscrições: https://difusao.fpabramo.org.br/inscricao/#/inscricoes/43/externo/1

Estrutura

O conteúdo do curso está divido em sete módulos. As aulas farão abordagens amplas, dentro do campo progressista, incentivando o pensamento crítico.

Com lideranças e professores renomados, os quatro primeiros módulos trazem um breve histórico sobre as causas da mudança no clima. Também analisam os acordos internacionais, legislação brasileira e a participação da sociedade civil na elaboração da política pública.

A partir do módulo cinco, os estudantes conhecerão a Economia de Baixo Carbono. Tendo a Transição Justa e a classe trabalhadora como protagonistas do debate.

Por fim, como estes elementos convergem (ou divergem?) no Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil. E como atuarmos localmente a partir do conteúdo apresentado.

Embora o conteúdo seja base para conhecimento da temática, será de grande valia tanto para quem já atua nesta área, quanto para aqueles que terão o primeiro contato.

Formato

Majoritariamente com aulas pré-gravadas, o curso terá também aulas ao vivo (não presencial). Sem desprezar a importância do debate, convidamos também os alunos a participarem dos Encontros Zoom. Assim, oferecendo a oportunidade para dialogar com outros especialistas, lideranças dos movimentos, professores e com outros estudantes.

Semanalmente, serão disponibilizas duas das 19 aulas fixas. Além dos Encontros Zoom, em dias e horários diferentes, aumentando a oportunidade de participação de todas e todos. Também teremos a presença de professores internacionais, que poderão apresentar um panorama geral sobre a agenda climática, o sul global e os trabalhadores.

Corpo técnico

Por se tratar de um curso que define conceitos e apresenta histórico, grande parte do corpo docente é formado por militantes com atuação também na academia. Entre eles estão Luiz Marques (UNICAMP), Raimunda Monteiro (UFPA), Camila Gramkow (CEPAL), Cledisson Junior (UFRGS/NAPP Igualdade Racial), Dulce Pereira (UFOP), entre outros.

A coordenação e curadoria são de Agnes Franco, mestre em globalização e direito do trabalho (SMAD/GLU) e Tiago Amaral, mestre em administração pública pela Universidade de Columbia e assessor no Senado Federal. A supervisão é de Julian Rodrigues (mestre pela UFABC/FPA) e direção de Jorge Bittar (FPA).

Mais informações

Para mais detalhes, entre em contato pelo e-mail formacao@fpabramo.org.br, ou encaminhe mensagem pelo WhatsApp https://bit.ly/fpa_zap_cursos.