História e Política II: Curso da FPA tem inscrições abertas

Curso à distância (EaD) da Fundação Perseu Abramo (FPA) abordará os riscos que a extrema direita trás para o país. Inscrições até o dia 26 de março.
2023-03-07 15:14:54
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O curso “História e Política II: A crise da democracia e extrema direita no Brasil” abordará a extrema direita. Como ela emergiu no país suas consequências para a democracia.

As aulas serão à distância (Ead), na plataforma da Fundação Perseu Abramo (FPA). As inscrições são gratuitas e vão até o dia 26 de março de 2023.

O conteúdo dá continuidade aos temas abordados em sua primeira etapa. Trazendo uma atualização das pautas decisivas em uma nova conjuntura política. Em um cenário que se abre, com otimismo, por meio do novo governo do presidente Lula.

Para aqueles que concluírem o curso, será emitido um certificado.

Inscrições: https://difusao.fpabramo.org.br/inscricao/#/inscricoes/44/externo/1

Abordagem

Nesta segunda parte, o foco é estudar o surgimento e o crescimento da extrema direita no país. A implementação de uma agenda autoritária e reacionária e os riscos impostos à democracia.

Diante desse cenário, quais os desafios do governo Lula? Estamos preparados para o novo período? Qual a importância dos movimentos sociais e da democracia para garantir as condições para esse futuro?

Quem são e o que propõe, essas facções de extrema direita? São as alternativas e possibilidades de respostas a essas e tantas outras perguntas que queremos debater com vocês em nosso curso História e Política II.

Formato

O curso se realiza por 11 aulas gravadas, com duração média de 30 minutos, divididas em módulos. Além das aulas gravadas, teremos dois painéis ao vivo, no lançamento e encerramento do curso.

Todo o conteúdo será disponibilizado na plataforma EaD da FPA para que se possa assistir quando desejar.

Professores

O conjunto de professores é plural, tanto pela formação e experiências, quanto pelas áreas de pesquisa e atuação. Todos têm imenso comprometimento com as causas populares.

A coordenação e curadoria cabe ao sociólogo, mestre e doutorando em Ciência Política, Jorge Branco. A supervisão é de Julian Rodrigues (professor, jornalista e mestre pela UFABC/FPA) e direção de Jorge Bittar (FPA).

Mais informações

Para mais detalhes, entre em contato pelo e-mail formacao@fpabramo.org.br, ou encaminhe mensagem pelo WhatsApp https://bit.ly/fpa_zap_cursos.