Governo Lula lança edital de 5.970 vagas para o Mais Médicos

Ministério da Saúde publicou edital das novas vagas do programa. Inscrições começam na próxima sexta-feira (26) e poderão ser feitas até o dia 31 de maio.
2023-05-22 17:25:18
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Governo Lula, por meio do Ministério da Saúde, lançou edital com 5.970 vagas para o Programa Mais Médicos. Ao todo, serão contemplados1.994 municípios de todas as regiões do país. Para Minas Gerais, está prevista a contratação de 371 profissionais. As inscrições começam na próxima sexta-feira (26/05/2023).

Nessa etapa, a prioridade é para a contratação de profissionais brasileiros. A previsão é de que os médicos já comecem a atuar no fim de junho. O programa social foi relançado pelo presidente Lula para garantir atendimento médico aos moradores das periferias e cidades do interior. Também são prioritárias as comunidades vulneráveis, como indígenas e quilombolas.

Para aumentar o tempo de permanência dos profissionais no programa, o governo criou uma série de incentivos. Em especial para os médicos que forem atuar nas áreas mais vulneráveis e de difícil acesso. Regiões que historicamente sofrem com a falta de assistência médica.

Uma das novidades do programa é a oportunidade de especialização em Medicina de Família e Comunidade e mestrado em Saúde da Família. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, 41% dos participantes desistiam do programa para buscar capacitação e qualificação.

Inscrições

As inscrições para o concurso abrem nesta sexta-feira (26) e seguem até o dia 31 de maio, com prioridade para profissionais brasileiros formados no país.

Além de médicas e médicos brasileiros registrados no Brasil, também poderão participar profissionais formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS) em vagas não ocupadas por médicos com registro no país.

Para se inscrever, é necessário acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) entre os dias 26 e 31 de maio, pelo endereço eletrônico https://maismedicos.saude.gov.br

Locais de atuação

Após a validação da inscrição, entre 1º e 5º de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação de sua preferência. Para a alocação dos profissionais, serão considerados critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia no projeto.

Para critério de desempate, o Ministério da Saúde dará prioridade aos candidatos de residência mais próxima do local de atuação no Mais Médicos, os com maior tempo de formado e os de maior idade.

Mais vagas

O governo Lula pretende, até o final de 2023, preencher 15 mil vagas com atuação de mais de 28 mil médicos em todas as regiões, beneficiando 96 milhões de brasileiros e brasileiras com a garantia de atendimento médico na atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS).

O edital oferece 383 vagas para a região Centro-Oeste, 1.250 vagas para o Nordeste, 1.471 oportunidades para a região Norte, 1.787 para o Sudeste, e 1.079 para a região Sul

Com informações da Agência PT de Notícias