Federação Brasil da Esperança realiza convenção em Minas

Federação formada por PT, PCdoB e PV vai oficializar aliança com o PSD em Minas. Encontro também define os nomes que vão dos candidatos ao Legislativo.
2022-07-20 17:05:42
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) realizará sua convenção estadual em Minas Gerais no próximo domingo, dia 24 de julho. O encontro será no auditório José Alencar, na Assembleia Legislativa (ALMG), a partir das 09h30 horas. A reunião irá oficializar a aliança com o Partido Social Democrático (PSD) para as eleições deste ano no estado. Na ocasião, também serão definidos os nomes das chapas que vão concorrer às vagas de deputados e deputadas federais e estaduais.

Os partidos que compõem a FE Brasil são: Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV).  O registro da federação foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 24 de maio. A aliança entre as legendas tem duração de quatro anos e têm o objetivo de apresentar um projeto de reconstrução do Brasil, por meio da geração de emprego e renda e o combate às desigualdades.

Aliança

A convenção vai formalizar a aliança entre a FE Brasil e o PSD para as eleições em Minas. Com isso, a chapa para o Governo o Estado será formada pelo ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), para governador e o deputado estadual André Quintão (PT) como vice. O candidato ao Senado será Alexandre Silveira (PSD), que tenta a reeleição.

Candidaturas

As chapas de candidatos e candidatas ao Legislativo serão formadas de forma proporcional à representação dos partidos hoje na Câmara do Deputados. Com isso, o PV terá nove candidaturas a federal e 13 a estadual. O PCdoB apresentará três federais e oito estaduais. O PT contará com 56 nomes a estadual e 42 a federal.

Federação

A FE Brasil foi formada no âmbito nacional e é válida para todo o país nos próximos quatro anos. Em Minas, o deputado estadual Cristiano Silveira (PT) está como o presidente da federação. Wadson Ribeiro do PCdoB ocupa o posto de primeiro vice-presidente e Osvander Valadão (PV) o de segundo vice-presidente. O mandato é de um ano, com o revezamento entre os três.

Legislação

No ano passado, o Congresso Nacional aprovou a possibilidade de formação de federação de legendas. Na prática, os partidos podem fazer alianças para formar chapas para as câmaras municipais, assembleias legislativas e à Câmara Federal.

Diferente das coligações que eram criadas apenas para as eleições, a federação tem a obrigação de se manter por no mínimo quatro anos. Caso uma federação seja formalizada, ela contará com um estatuto único, e uma direção central formada por membros dos partidos integrantes.