Ex-vereadora Maria Caiafa lança livro de memórias em BH

Livro foi escrito pela própria Maria Caiafa e pela jornalista Virgínia Castro, com ilustrações do artista plástico e escritor Rômulo Garcias.
2023-03-07 15:55:57
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Mariana da Estrada – As aventuras e desventuras de Maria Caiafa é o livro de memórias da ex-vereadora e ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Belo Horizonte, ex-candidata ao Senado por Minas, nos Anos 1980/90, e militante histórica do Partido dos Trabalhadores (PT-MG), que será lançado no próximo dia 11 de março, na capital mineira.

O livro, prefaciado pela ex-presidenta do Brasil, Dilma Rousseff – e escrito a duas mãos – pela própria Maria Caiafa e pela jornalista Virgínia Castro, com ilustrações do artista plástico e escritor Rômulo Garcias – conta a trajetória de vida da ex-vereadora, perpassando por cenas da história política do Brasil, de Minas Gerais e de Belo Horizonte.

Biografia

A trajetória de vida de Caiafa começa há 81 anos, em Campos Gerais (Sul de Minas), quando de seu nascimento, numa família numerosa, de descendência italiana, em plena ditadura do governo Getúlio Vargas. Tempos depois, ela muda-se para Belo Horizonte, onde adere à militância estudantil na Faculdade de Direito da UFMG, nos pós-1964, e acaba sendo empurrada para clandestinidade, como vários jovens de sua geração perseguidos pelo governo ditatorial militar no Brasil.

Para unir reminiscências e “causos” da vida pessoal de Maria Caiafa com fatos políticos, que vão de 1941 a 2023, foram feitas diversas entrevistas com pessoas que, de alguma forma, cruzaram sua trajetória, tais como a militante política, presa e torturada, Emely Salazar, os militantes Henrique Robert, Antônio Faria, Edivaldo Farias, Eleonora Menicucci, dentre outros.

Serviço

Lançamento do livro Mariana da Estrada – As Aventuras e Desventuras de Maria Caiafa
Data: 11 de março de 2023
Horário: 9h às 13h
Local: Mirante Santa Vista – Rua Júpiter, 265 – Santa Lúcia – Belo Horizonte/MG

Informações: Letícia Caiafa: (31) 99115-8880